Crianças da Turma 2 do Horário Estendido aprendem que podem se tornar melhores a cada dia
Com o objetivo de estimular o bem, por meio do cultivo de bons pensamentos, sentimentos e valores, as professoras da Turma 2 do Horário Estendido ressaltaram que cada criança tem tudo de bom dentro de si, mas é preciso conquistar e ampliar esse bem para conseguir ser melhor a cada dia. Elas apresentaram então a faculdade de pensar como sendo a melhor defesa para não sermos levados por pensamentos alheios.
Por meio de analogia, as professoras compararam a mente e o coração, ou seja, o mundo interno como um vaso que, à medida que lhe acrescentamos riquezas que nos faltam e fazemos o bem, nos tornando lindos como um vaso cheio de flores. Na sequência, cada criança colocou uma florzinha no vaso e mencionou o seu valor.
“Temos observado, após essa atividade, que as crianças estão mais cuidadosas e atentas a conduta, procurando cultivar em suas mentes as mais belas flores: do carinho, da colaboração, do afeto, entre tantas outras”, disseram as docentes.
A turma vem aprendendo que esses cuidados são formas de olhar o mundo interno e melhorá-lo no que for necessário.
As crianças desenvolveram ainda uma atividade psicomotora e uma de artes, reforçando os objetivos e aguçando a atenção e a criatividade.
“Convém, portanto, que cada um assegure dentro de si mesmo a consciência da vida que vive, sabendo por que vive. Isto criará constantes estímulos, e a sensação de alegria que se vai experimentar suprirá a angústia anterior, permitindo, assim, na nova forma de vida, o nobre e amplo uso das faculdades da inteligência. Desse modo, tudo será útil e benéfico para a observação, visto que, para os fins da superação integral que se busca, nada será indiferente.” Pedagogia Logosófica