Sistema de Avaliação

- “No Ensino Fundamental, a avaliação do aproveitamento escolar visa identificar em que medida os objetivos de ensino propostos foram alcançados. Ela é cumulativa e, leva em consideração todas as atividades pedagógicas dos alunos: trabalhos individuais, relatórios, cadernos, deveres de casa, participação, avaliações formais ou outro instrumento a critério do professor.” (Proposta Pedagógica)
- “Do Ciclo Sequencial de Alfabetização 1º ao 3º Ano – os alunos são avaliados sistematicamente no processo de aquisição da leitura e da escrita. A verificação do rendimento escolar dos alunos do 1º e 2º Ano será feita por Relatório Individual do Aprendizado. A verificação do rendimento escolar dos alunos do 3º Ano compreende a avaliação do aproveitamento escolar, com nota variando de 0 (zero) a 100 (cem) e apuração da assiduidade.” (Proposta Pedagógica)
- “Os alunos do 1º e 2º Ano, que compõem o Ciclo Sequencial de Alfabetização, terão aprovação automática e receberão, em caso da observância de defasagem de conteúdo, um acompanhamento de reposição de conteúdo.” (Proposta Pedagógica).
- “A verificação do rendimento escolar do Ensino Fundamental, à partir do 3º Ano, compreende a avaliação do aproveitamento, apuração da assiduidade para prosseguimento dos estudos, para o 4º Ano.” (Proposta Pedagógica)
- Serão realizadas, no mínimo, duas avaliações por bimestre, em cada componente curricular.
- O Colégio adota escala de notas variando de 0 (zero) a 100 (cem), não sendo admitido arredondamento de qualquer espécie.
- O aluno que não comparecer às provas e/ou testes e trabalhos solicitados previstos no calendário, deverá apresentar justificativa ao SOE/COP, no prazo de até 24 horas.
- O aluno que não comparecer para realizar as avaliações agendadas pela Coordenação Pedagógica e apresentar o atestado médico, está isento de pagar a taxa correspondente à prova de 2ª chamada.
- O aluno poderá realizar a 2ª chamada da(s) avaliação(ões), ao final do bimestre, com todo o conteúdo trabalhado durante o período e mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), junto a Tesouraria do Colégio (Convenção Coletiva SINPROEP 2015/2017 - Cláusula 15a).
Revisão de Provas e/ou Testes
As provas e testes, após a correção feita pelo professor, serão encaminhados aos pais para ciência e assinatura, sendo estes devolvidos ao professor na aula seguinte. Do 6º ao 9º Ano, somente serão devolvidas as folhas de rosto devidamente assinadas.
Todas as observações dos pais acerca da correção deverão ser encaminhadas ao professor ou coordenadora pedagógica, por escrito, juntamente com a prova e/ou teste, na aula seguinte.
O Colégio não aceitará pedido de revisão de provas e/ou testes após a reunião do Conselho de Classe.
O aluno que não trouxer a folha de rosto assinada após uma cobrança feita pelo professor, será encaminhado ao SOE, que entrará em contato com os pais e/ou responsáveis para a devida ciência, assinatura e devolução da mesma.
Notas Bimestrais
“A nota final do bimestre (NFB) é obtida por meio do somatório das notas das verificações de aprendizagem realizadas durante o bimestre (NVA) e a nota de verificação bimestral:
(NVB): NFB = NVA + NVB
A nota final anual (NFA) de cada componente curricular será calculada conforme fórmula:
NFA = NFB1 + NFB2 + NFB3 + NFB (Proposta Pedagógica)
Promoção à Série Seguinte
“É considerado aprovado o aluno que obtiver, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência do total de horas letivas anuais e, 70 (setenta) pontos em cada componente curricular.” (Proposta Pedagógica)
Recuperação
A recuperação paralela será feita ao longo do período letivo, como parte integrante do processo ensino-aprendizagem, sem alterar a nota bimestral. O Colégio oferecerá, sempre que possível, aulas de reforço aos alunos com aproveitamento insuficiente, em horários especiais, a serem divulgados oportunamente.
A recuperação final será realizada ao término do último bimestre letivo, em caráter obrigatório, no máximo em até 4 (quatro) componentes curriculares.
A nota final, após os estudos de recuperação, será a média aritmética obtida entre a nota final do ano e a nota da prova de recuperação.
NOTA FINAL APÓS RECUPERAÇÃO
NOTA FINAL DO ANO + NOTA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO