Sistema de Avaliação
No Colégio Logosófico González Pecotche – Unidade Brasília busca-se que a avaliação seja ativa e dinâmica, presente em todas as etapas do ensinar e do aprender. Obedece, portanto, aos objetivos fixados para cada atividade, unidade ou área de estudo, denunciando o alcance deles por cada estudante e definindo, ao mesmo tempo, novos rumos no processo educativo.
Para que a avaliação possa ser efetuada dentro desse enfoque, são utilizados diferentes instrumentos, a saber:
- observação constante e sistemática, considerando o desempenho dos estudantes nas atividades propostas e tendo como pontos de partida os objetivos fixados para elas;
- toda e qualquer produção dos estudantes em que manifesta suas aquisições, tenham sido ou não solicitadas formalmente pelo professor para fim avaliativo;
- atividades específicas de avaliação do estudante em que são reproduzidas situações de aprendizagem semelhantes às vividas em sala de aula.
Na Educação Infantil
A avaliação é global e contínua, feita por meio da observação direta do desempenho do estudante, nas atividades específicas de cada etapa, levando-se em consideração os aspectos biopsicossocial e cultural e suas diferenças individuais abrangendo a formação de hábitos e atitudes. A avaliação do desenvolvimento escolar é feita por meio de registro em relatório, individual, do desenvolvimento do estudante. A promoção na Educação Infantil é automática. Os resultados da avaliação do desenvolvimento do estudante são expressos em relatórios individuais a serem apresentados e entregues semestralmente e ao final do ano letivo aos pais ou responsáveis, durante as reuniões de pais.
A frequência exigida para o estudante na Educação Infantil deve ser igual ou superior a 60% (sessenta por cento).
No Ensino Fundamental
A avaliação do aproveitamento escolar visa identificar em que medida os objetivos de ensino propostos foram alcançados. Ela é cumulativa e leva em consideração todas as atividades pedagógicas dos estudantes: trabalhos individuais, relatórios, cadernos, deveres de casa, participação e avaliações formais.
A verificação do rendimento escolar do Ensino Fundamental, compreende a avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade para prosseguimento dos estudos.
Do 1º ao 9º ano os estudantes realizam, no mínimo, duas avaliações por trimestre em cada Componente Curricular.
O Colégio Logosófico González Pecotche – Unidade Brasília adota escala de notas variando de 0 (zero) a 100 (cem), não sendo admitido arredondamento de qualquer espécie.
O estudante que não comparecer às provas, mediante justificativa, pode realizar a 2ª chamada das avaliações, com todo o conteúdo trabalhado durante o trimestre.
A nota final do trimestre (NFT) é obtida por meio do somatório das notas das verificações de aprendizagem realizadas durante o trimestre conforme fórmula abaixo:
NFT= PT+AA+TB+DC
Sendo:
PT => Prova Trimestral - valendo 50 pontos
AA => Atividades Avaliativas - valendo 30 pontos
TB => Trabalho - valendo 15 pontos
DC => Dever de Casa - valendo 5 pontos
A nota final anual (NFA) de cada Componente Curricular é calculada conforme fórmula abaixo:
NFA = NFT1 + NFT2 + NFT3 / 3
Sendo:
NFA => Nota final anual
NFT1 => Nota final 1º trimestre
NFT2 => Nota final 2º trimestre
NFT3 => Nota final 3º trimestre
É considerado aprovado o estudante que obtiver, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência do total de horas letivas anuais e, no mínimo, 70 (setenta) pontos em cada Componente Curricular. As faltas justificadas por atestado médico, entregue no prazo de 03 (três dias) úteis após o retorno do estudante às atividades escolares, não serão computadas para reprovação. Atestados médicos entregues fora do prazo regimental, bem como aqueles que contenham rasuras, não serão acatados. O atestado médico deve ser entregue na Secretaria do colégio, em sua versão original, para anotações e arquivamento junto à pasta do estudante.
Processo de Recuperação das Aprendizagens
A recuperação destina-se ao atendimento de estudantes com aproveitamento insuficiente, isto é, nota inferior a 70 (setenta), por meio de aulas com programação concentrada e intensiva, bem como por intermédio da aplicação de provas, sob a responsabilidade do corpo docente, supervisionado pela coordenação pedagógica, sendo oferecida nas seguintes modalidades:
- Trimestral, após o término do 1º trimestre e do 2º trimestre letivo;
- Final, após o término do ano letivo.
As notas após a recuperação trimestral (NRT1 e NRT2) serão calculadas de acordo com as seguintes fórmulas:
NRT1 = NFT1 + NR1 / 2
NRT2 = NFT2 + NR2 / 2
Sendo:
NRT1 => Resultado após a recuperação 1º Trimestre
NRT2 => Resultado após a recuperação 2º Trimestre
NFT1 => Nota final 1º trimestre
NFT2 => Nota final 2º trimestre
NR1 => Nota da recuperação 1º trimestre
NR2 => Nota da recuperação 1º trimestre
A nota final após a recuperação (NFR) é calculada de acordo com a seguinte fórmula:
NFR = NFA + NR
2
Sendo:
NFR => Resultado final após a recuperação
NFA => Resultado final anual
NR => Nota da recuperação
É considerado aprovado o estudante que obtiver a nota final após a recuperação (NFR) igual ou superior a 70 (setenta).