Estudantes do 6º e 7º Ano são estimulados a observarem a si mesmo
Com o objetivo de desenvolver a habilidade de descrever, analisar, interpretar e relacionar imagens gráficas, a professora de Artes, Maria das Dores Soares, promoveu uma atividade muito interessante para as turmas do 6° e 7° Ano. Tal atividade irá, no decorrer das próximas aulas, permitir com que os alunos analisem seus pensamentos, sentimentos e condutas; promovendo um agir mais consciente e mais feliz.
Inicialmente, a docente apresentou algumas imagens, convidando os adolescentes a passarem os olhos livremente pelo objeto artístico. Em seguida, propôs um intercâmbio de ideias para que pudessem externar o que lhes chamou atenção nas imagens apresentadas.
Em seguida, os alunos formaram duplas e descreveram a obra artística; eles anotaram todos os elementos que perceberam na figura, dando destaque a alguns mais importantes. Neste momento, os alunos foram incentivados a buscar uma conexão da própria vida com a obra em análise e, após, apresentaram suas impressões para a turma.
Por meio dessa atividade, a docente irá, nas próximas aulas, estimular com que os adolescentes possam voltar a observação também para o mundo interno: para o sentir e o pensar. É nessa observação de si mesmo que o ser humano identifica o que pode ser melhorado para a evolução individual.