Alunos do Fundamental 2 brincam de “banho de mangueira” nas aulas de Educação Física
A época de secura extrema chegou no Planalto Central! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já informou que o Distrito Federal está em uma área de grande perigo devido às baixas taxas de umidade e a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil declarou estado de emergência. As taxas estão abaixo de 12%.
Devido a esse quadro, as atividades físicas ficam suspensas e as aulas de Educação Física se modificam. A professora Raquel Batista e os alunos precisam se adaptar à nova realidade e, afastando os pensamentos de queixa, têm de planejar ações que possam ser executadas nesse período de seca.
O conceito de lei de adaptação é trabalhado com os alunos para que não sofram diante da impossibilidade de praticar esportes, que é uma das atividades que mais gostam. Sendo assim, a professora colheu, dos próprios alunos, ideias que pudessem ser desenvolvidas no período de baixa umidade e o banho de mangueira foi uma delas.
Na semana do dia 20 ao dia 24 de agosto, as aulas de Educação Física foram bem fresquinhas! Os alunos trouxeram roupa de banho e, em meio a um delicioso banho de mangueira, brincaram de “balão d’água”. As aulas mais pareciam uma festa!
Esse também foi um momento para alunos e professora pensarem em como usar o recurso hídrico sem desperdício e de maneira responsável, já que o Distrito Federal, até pouco tempo, estava em sistema de racionamento.