Crianças do Infantil 2 refletem sobre a importância de uma convivência harmônica
O tema Equilíbrio na Convivência é de grande relevância para que os alunos do Infantil 2 aprendam a importância de uma convivência harmônica e feliz. Para isso, as professoras Roseli Luro e Luzia de Jesus utilizaram a natureza como recurso para desenvolverem uma atividade especial!
O estudo teve início numa rodinha que abordou sobre a boa convivência na escola, no meio familiar e em vários outros lugares. Na ocasião também foi recordada uma outra atividade, já realizada, na que falaram sobre as diferenças entre as pessoas com quem convivemos e os valores que devemos cultivar para termos uma convivência feliz e saudável.
As crianças demonstraram uma certa intimidade com os valores. Elas falaram sobre a colaboração, a amizade, o carinho e o uso das palavras: por favor, obrigada, com licença, entre outras. Depois dessa rodinha, os alunos e as professoras saíram para dar um passeio pela área externa do Colégio.
À medida que a turma caminhava, as docentes estimulavam a observação das plantas encontradas pelo caminho, em relação a cor, forma, tamanho, cheiro, se tinham ou não espinhos, se produziam frutos ou só flores. Os alunos observaram, também, a textura e falaram os nomes de algumas e aprenderam os nomes de outras.
“Terminada a euforia delas diante de tantas curiosidades, sentamos sob um ipê e concluímos nossa atividade, refletindo sobre as observações feitas. Falamos das diferentes características observadas nas plantas e de como chamaram nossa atenção, sobretudo pela beleza e perfeição da própria criação. Expliquei-lhes que, independentemente das diferenças, todas são flores, são lindas e continuarão sendo sempre assim. Isso também ocorre com as pessoas, por isso devemos respeitar a todos e olha-los sem criticar. Devemos procurar sempre encontrar no outro o que ele tem de melhor”, explicou a professora Roseli.
A atividade foi encerrada plantando uma sementinha de girassol. Foi muito divertido! A natureza é muito inspiradora e a atividade foi um grande estímulo ao cultivo da amizade e à valorização dos amigos.
“A convivência com os demais abre a possibilidade de nos completarmos.”
"A Natureza é sábia e contém o néctar da Sabedoria. É a primeira mestra do ser humano." (do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico)