Alunos do Fundamental 2 comemoram o Dia Nacional da Saúde em grande estilo
No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, que tem o objetivo de reforçar aos brasileiros sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e de seus cuidados. O Dia da Saúde também é um momento de homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.
Atualmente, a palavra saúde não está atrelada apenas a parte física do ser humano. Fala-se em saúde emocional, ecológica, familiar, financeira, social, entre outras. E para trabalhar esse tema com os adolescentes, o corpo docente do Ensino Fundamental 2 planejou e executou diferentes atividades ao longo das duas semanas subsequentes ao dia 05/08.
A psicóloga, coach e trainer em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Mariana Maciel, abriu a Semana da Saúde por meio de dinâmicas que favoreceram o autoconhecimento, a interação social e trabalhar a autoestima dos adolescentes. Foi uma ótima oportunidade de desenvolver a saúde emocional e social dos alunos!
As professoras Raquel Araújo (Educação Física) e Keila Cruvinel (Ciências) promoveram o Aulão do Movimento. Por meio de sessões de alongamento e muita dança, os adolescentes se divertiram, se mexeram e, ao final, experimentaram um suco energético preparado pela equipe de nutrição do Colégio. As docentes aproveitaram para recordar a Lei Universal de Equilíbrio, já que estar em movimento é fundamental para o Equilíbrio do Corpo Humano. Ainda nessa perspectiva de saúde física, a professora Isadora Stepanski ensinou técnicas de respiração que contribuem para um maior equilíbrio e harmonia no funcionamento do corpo.
No dia 11 de agosto, o Dia Internacional da Logosofia, a coordenadora do segmento, Tatiana Veroneze, trabalhou o tema Saúde Intelectual. A saúde intelectual diz respeito à importância do conhecimento para a vida, a importância de não deixar a mente ociosa e preenche-la de Saber. Para levar o tema aos alunos, ela promoveu dinâmicas e analogias sobre o papel do conhecimento na vida do homem, dando destaque ao conhecimento transcendente.
A última atividade da Semana da Saúde aconteceu no dia 17 de agosto e foi sobre a Saúde Ecológica. Alana Mioranza, engenheira ambiental e uma das fundadoras do Projeto Compostar, realizou uma rica palestra para os adolescentes. Ela trabalhou o tema: Você sabe para onde vão os seus resíduos orgânicos? Por meio dele, Alana abordou a problemática dos resíduos que vão parar no aterro sanitário e destacou que grande parte deles pode se transformar em aliados para a melhoria do solo e para a redução dos impactos ambientais. Ela informou que, no Distrito Federal, há quem faça a transformação da matéria orgânica em adubo e que este é um mercado em ascensão.
As atividades sobre os diferentes tipos de saúde geraram estímulo nos alunos em querer saber mais. Neste momento, encontram-se pesquisando diversos assuntos dentro dessa temática, como: depressão infantil, anorexia, bulimia, vício e etc.