Alunos no 9º Ano ensinam aos alunos do 6º sobre o equilíbrio no uso da tecnologia
Os adolescentes do 9º Ano, ao se depararem com a leitura de uma reportagem durante as aulas de Interpretação de Texto, foram estimulados a refletir sobre o tempo que gastam diante da tela do celular, do computador e da televisão. A reportagem alertava o jovem sobre o uso excessivo da tecnologia e, ao observar o interesse dos alunos sobre a temática em pauta, a professora Raquel Araújo pediu que pesquisassem diversos aspectos relacionados ao tema, tais como: os benefícios da tecnologia para a vida do homem, as doenças causadas pelo uso excessivo dos aparelhos tecnológicos, a alteração no convívio social devido ao surgimento das mídias sociais, o cyberbullying e etc.
Os discentes se dividiram em grupos e iniciaram suas pesquisas, individualmente, em suas respectivas casas. No retorno à sala de aula, trocaram e ampliaram seus conhecimentos nas reuniões de grupo e, para ilustrar suas conclusões, produziram cartazes que, logo em seguida, foram apresentados para o todo o conjunto. Apesar dos diferentes aspectos abordados por cada grupo, as conclusões convergiam para um importante elemento: a tecnologia precisa ser usada sem exageros, com cuidado e equilíbrio.
Enquanto isso, a turma do 6º Ano estudava, nas aulas de Português - Uma Leitura Ética e Cidadã do Mundo, o seguinte tema: O uso excessivo da tecnologia contribui para o desperdício do tempo. Dessa maneira, para que os alunos do 6º pudessem enriquecer esse estudo e para que o 9º Ano tivesse a oportunidade de compartilhar o conhecimento obtido com as pesquisas, organizou-se aulas da turma mais velha na turma dos alunos mais novos.
Os adolescentes do 9º se prepararam, durante as aulas de Artes Cênicas, para ensinar o que aprenderam. A professora Isadora, docente de Cênicas, trabalhou a dicção, a impostação de voz, realizou exercícios para combater a timidez e, após todo esse processo, os discentes se sentiram mais capacitados para ir à sala do 6º e dividir seus conhecimentos.
Durante a segunda quinzena do mês de março e a primeira quinzena do mês de abril, cada aula de Ética do 6º foi iniciada por um grupo de alunos do 9º que abordava, de diferentes ângulos, a importância do equilíbrio no uso da tecnologia.
A coordenadora pedagógica, Tatiana Veroneze, esteve presente em algumas das aulas ministradas pelo 9º Ano e observou que os alunos mais novos vibravam com as visitas que recebiam. Eles ficavam muito atentos, participavam e também faziam perguntas. Foi uma troca rica entre as duas turmas. O 9º Ano, ao ensinar, também colheu muitos elementos para enriquecer as pesquisas realizadas sobre o tema.