Ensino Fundamental II aprende sobre colaboração e política com eleições para representantes de turma
Os alunos do 6º, 7º e 8º Ano participaram de uma dinâmica que tinha como objetivo a eleição dos representantes de turma. A atividade começou com uma conversa sobre representatividade e valores essenciais para uma boa liderança, seguida pela leitura das funções do cargo e pela apresentação dos candidatos, que compartilharam suas ideias para contribuir com a turma.
Antes da votação, uma importante indagação foi feita: “No futuro, ao escolherem líderes para o país, vocês levarão em conta apenas a amizade ou escolherão por conhecimento, valores e compromisso?”. Por meio dessa questão foi possível refletir sobre como podemos tomar decisões de maneira coletiva e quais devem ser os fatores de maior relevância quando consideramos diferentes opções.
Após a apuração dos votos e o anúncio dos vencedores, a posse foi conduzida em uma cerimônia solene com a presença da nossa diretora, que reforçou a importância da função e o papel do representante como um guia para o crescimento coletivo.
E a experiência não parou por aí! Inspirados pelo momento, os alunos do 6º Ano tiveram uma ideia incrível: sortearam virtudes para serem cultivadas ao longo do mês.
Com essa experiência democrática, os alunos puderam vivenciar processos que constituem a participação política e compreender como seus valores e laços podem afetar as suas decisões.