Ensino Fundamental inicia o projeto "O que nós somos juntos"
Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental deram início ao projeto "O que nós somos juntos" com uma experiência transformadora no Jardim Botânico de Brasília. A visita pedagógica, acompanhada pelas professoras e coordenadoras, foi um convite à observação consciente e à reflexão sobre o mundo interno e externo.
Inspirados pela Pedagogia Logosófica, os alunos foram incentivados a enxergar a si mesmos como um jardim em constante cultivo, onde valores e virtudes são sementes que, quando bem cuidadas, florescem em bons pensamentos e atitudes nobres. A relação entre o cuidado com a natureza e o cuidado consigo mesmo foi um dos principais aprendizados desse momento especial.
A experiência se aprofundou com um momento musical conduzido pelo professor de música, onde os estudantes cantaram a canção "Jardim", do grupo Música em Família. A melodia e a letra reforçaram o propósito do projeto: cada um é responsável por cultivar o próprio jardim interior, tornando-se uma fonte de bem para si e para os outros. Como ensina a Logosofia:
"Cada um deve cultivar, pois, o bem dentro de si mesmo; este é o maior bem de todos os bens, por constituir-se em uma fonte capaz de prodigar ao semelhante o que necessita." — González Pecotche
A visita não apenas permitiu a apreciação da natureza, mas também fortaleceu os laços de amizade e incentivou a construção de um ambiente mais harmonioso entre os alunos.
Para a equipe pedagógica, a atividade foi um marco essencial no desenvolvimento do projeto:
"O lançamento do projeto foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. A visita pedagógica trouxe um significado palpável e sensível, permitindo uma troca valiosa de conhecimentos, sentimentos e reflexões internas." — Carmen Baltar e Rejane Prado
Mais do que um evento pedagógico, essa vivência reforçou a importância da observação consciente como ferramenta de evolução e aprendizado. O projeto "O que nós somos juntos" começa, assim, com um propósito claro: inspirar cada estudante a cultivar o bem dentro de si, para que ele floresça e se expanda além dos muros da escola.