6º Ano realiza atividade do relógio de sol
Na quadra pequena, os alunos do 6º Ano realizaram a atividade do relógio de sol. A turma utilizou um modelo pronto que encontraram na internet em preto e branco, junto de canetas, lápis, palitos de picolé e fita adesiva. A empolgação começou assim que a professora explicou o que fariam.
Os materiais foram distribuídos e cada aluno seguiu o modelo para construir seu próprio relógio de sol. As crianças usaram os palitos de picolé como o "gnômon" (a parte que projeta a sombra), prendendo-os com fita sobre uma base de papel que desenhamos a partir do modelo online. As canetas e lápis foram usados para marcar as horas no papel à medida que a sombra se movia.
Eles se divertiram montando seus relógios e, mesmo com materiais simples, conseguiam ver a sombra se mover lentamente enquanto o sol mudava de posição. Alguns marcaram as horas de maneira bastante precisa, e todos ficaram entusiasmados ao observar a mudança da sombra.
No final, a turma se reuniu para compartilhar suas observações. Foi uma experiência muito prática e divertida, e o uso do modelo pronto da internet facilitou bastante a compreensão da atividade.
Ao final da atividade a professora utilizou os elementos usados (sol, sombra) para levá-los à reflexão sobre como deve-se usar o próprio tempo.
O Sol, como um símbolo da sabedoria, poderia representar a luz do conhecimento, que ilumina a mente humana e permite a compreensão da vida. A Sombra, sendo os pensamento e ação, traz a reflexão que a assim como sombra é projetada pelo relógio, os pensamentos e ações são reflexos do que absorve-se do conhecimento. Dependendo da posição do sol, a sombra muda, simbolizando a variação dos pensamentos ao longo do tempo.
A atividade foi de extrema importância para compreender como acontece a passagem do tempo de forma prática e interessante e incentivar o uso consciente do tempo. Além disso, as crianças puderam conhecer, por meio da construção de um relógio do sol, como os povos antigos mediam o tempo, identificando fatores históricos e científicos dos povos e civilizações antigas. Também puderam identificar como a ciência e os povos evoluíram nesse campo e desenvolver o raciocínio crítico e criativo.