Alunos do Infantil 5 exploram virtudes com a atividade "Meu Diamante Interno"
As crianças do Infantil 5, orientadas pelas professoras Nathana Marques e Maria Eduarda, participaram de uma atividade especial do projeto Protetores da Natureza, intitulada "Meu Diamante Interno". Inspiradas pelo tema anual “Natureza, a Primeira Mestra do Ser Humano”, as docentes instigaram os alunos a refletirem sobre a importância da natureza em suas vidas.
Para dar início às atividades em torno do tema, as professoras começaram com uma agradável conversa com a turma, instigando as crianças a pensarem sobre a importância da natureza em suas vidas. No dia seguinte, a aluna Catarina Mafra Gomes trouxe para a escola, algumas pedras e disse: Professora, hoje eu trouxe diamantes!
Rapidamente, todos ficaram curiosos frente aquela fala e queriam ver os tais diamantes. No outro dia, mais crianças trouxeram pedras, dizendo ser diamantes. Ao notar o entusiasmo da turma em torno do assunto, as docentes começaram a investigar as pedras preciosas, “diamantes” e o que realmente cerca o reino mineral.
A turma então, se deparou com diversas imagens: de uma montanha, de homens escavando, e por último, de um cristal que ainda estava com terra e não havia sido lapidado. Para instigar ainda mais a curiosidade dos pequenos neste momento, a professora perguntou: Será que os seres humanos também podem passar por este processo de lapidação interna? Será que possuímos tesouros internos?
A docente então fez uma analogia, comparando as virtudes humanas com as pedras preciosas: assim como os diamantes precisam ser lapidados para brilhar, nossos bons pensamentos e atitudes devem ser cultivados e manifestados. As crianças ficaram fascinadas ao descobrir seus "diamantes" e entenderam que, ao remover pensamentos negativos, as virtudes podem brilhar em suas vidas, como dito no seguinte ensinamento de González Pecotche:
“Deus nos deu um ser dotado de todas as condições necessárias para que façamos dele uma obra mestra, mercê do constante aperfeiçoamento das mesmas; aperfeiçoamento cuja obtenção requer o auxílio de conhecimentos que conduzam a inteligência ao descobrimento de cada uma das facetas desse maravilhoso diamante interno, que todos nós possuímos e que só brilha quando o polimos, conscientes de seu imenso valor[...]
Essa joia da natureza humana acha-se sepultada nas próprias entranhas do ser, coberta e recoberta por camadas protetoras, à semelhança do mineral que se transforma em pedra preciosa: o único que só pode ser lapidado utilizando-se o próprio pó. O mais límpido de todos, que não pode ser riscado por nenhum corpo e cujas arestas cortam o cristal sem quebrá-lo.”
Esse momento levou os alunos a refletirem, culminando em uma conversa sobre os "diamantes internos" que cada ser humano possui — virtudes como paciência, bondade e gratidão.
Para aprofundar o aprendizado, as professoras criaram uma atividade interativa: enterraram "diamantes" no parque da escola e incentivaram os alunos a desenterrá-los, promovendo a colaboração entre eles. Ao encontrarem as pedras envolvidas em camadas protetoras, as crianças refletiram sobre como as virtudes, muitas vezes, estão escondidas e precisam ser reveladas, assim como os diamantes cobertos por terra.
Após a atividade, os alunos compartilharam como estavam aplicando suas virtudes no dia a dia. Uma aluna contou que usou seu "diamante da paciência" ao lidar com seu irmão mais novo, enquanto outra falou sobre seu "diamante do cuidado" ao ajudar seu cachorro doente.
Depois de tantos aprendizados, as professoras convidaram os alunos a dirigir o olhar para o outro e enxergar nele qual ou quais diamantes possui. Olhando atentamente para os colegas, foram manifestando muitas qualidades, tais como: a colaboração, a generosidade, o desprendimento, a bondade, a amizade, o afeto, entre outras.
O projeto se encerrou com a criação de um texto coletivo, no qual as crianças definiram o que é o "diamante interno" e a importância de fazer esse brilho interior aparecer através de boas atitudes e sentimentos:
“Você sabe o que é diamante interno?
O diamante interno é o nosso coração e nossos pensamentos.
Nós fazemos brilhar quando usamos os bons pensamentos e as boas atitudes, a felicidade, o amor, a bondade, a boa vontade, a colaboração, o respeito, a gratidão, a obediência, a suavidade e todas as atitudes de bem.
Vocês já usaram o diamante interno hoje?”
Esse projeto não apenas aproximou os alunos da natureza, como também contribuiu para o desenvolvimento do autoconhecimento e da empatia, reforçando os conceitos da Pedagogia Logosófica.