6º Ano faz constrói maquetes de vulcões e relaciona com a mente
O 6º Ano foi dividido em grupos e recebeu materiais para construir maquetes de vulcões. Cada grupo utilizou papel machê ou argila para modelar a estrutura do vulcão em uma base de papelão ou plástico. As crianças decoraram as maquetes com elementos da natureza para torná-las mais realistas e criaram a cratera e a estrutura externa do vulcão. Eles aprenderam sobre as camadas internas dos vulcões e como a lava se acumula antes de uma erupção.
Para simular a erupção, os grupos prepararam uma mistura de vinagre, água, detergente e bicarbonato de sódio. Colocaram-a no interior da maquete do vulcão, cobriram a base com um pouco de corante vermelho para simular a lava. Ao despejar o vinagre, a água, e o detergente sobre o bicarbonato, os alunos observaram a reação efervescente que em similitude à erupção vulcânica.
Nesse momento, a professora falou sobre os momentos que, muitas vezes, é possível perder o controle e “explodir" com os demais. A docente fez referência com o vulcão que acabara de produzir, dizendo que todos são da mesma forma. Se mantiverem os pensamentos reativos dentro de si, como, no caso, o bicarbonato, que, ao serem atingidos uma ação externa, como no caso o vinagre, a reação interna será uma explosão, haverá uma conduta desagradável e triste, causando males. Mas se, no caso da maquete, houvessem colocado sal ou qualquer outro elemento que não tem esse poder de reação, mesmo atingidos por ações externas, não haveria a explosão. Com os pensamentos internos é a mesma relação. Se mantêm-se dentro de si pensamentos de calma, escuta ativa, paciência, tolerância, um agente externo, mesmo que agressivo, não encontrará ambiente interno propício para reações indesejadas.
A atividade proporcionou uma compreensão prática e visual dos conceitos estudados em geografia (erupção e dinâmica dos vulcões) e favoreceu, de forma prática, a compreensão da imagem do vulcão interno. Realizar esta tarefa sobre vulcões com alunos do sexto ano foi importante porque desperta o interesse e estimula o engajamento da turma na atividade. Além disso, ela facilita o entendimento sobre a analogia apresentada, promove o olhar para dentro, observação de si mesmo, análise dos próprios pensamentos e a identificação de situações que poderiam ter uma conduta ruim e poder frear esses pensamentos negativos. Os alunos aprenderam muito e, certamente, vão se lembrar dessa aula por muito tempo em suas vidas.