9º Ano faz júri simulado e estuda Guerra entre Israel e Palestina
Frente às atrocidades da Guerra entre Israel e Palestina, muitos alunos chegaram no Colégio comentando sobre o assunto. Querendo compreender as causas da guerra e bombardeados por diversas informações, sérias ou não, a professora identificou que seria importante trabalhar com a turma o tema, mostrando os fatos históricos que repercutem na situação atual, assim como trabalhar os conceitos e valores superiores.
Transformar um tema de interesse entre os alunos em uma oportunidade estudo, aprendizagem e conhecimento, é prepará-los para o futuro, pois saberão o que deverão fazer caso se deparem com situações semelhantes no futuro. Assim, eles terão a opção de escolher entre simplesmente acreditar ou pesquisar, aprender e compreender para depois saber como atuar.
Para essa atividade, foi pensado em uma situação de júri simulado, como acontece nos tribunais mundiais. Os alunos foram divididos em grupos, cada um representando uma parte diferente do conflito: governo de Israel, Autoridade Palestina, organizações internacionais, representantes dos civis de ambos os lados, etc.
Cada grupo realizou uma pesquisa aprofundada sobre o grupo que representava e sua posição, as reivindicações e os interesses de seu grupo, utilizando fontes variadas e confiáveis de informação e pesquisa. Durante essa fase, os alunos também foram orientados a identificar os princípios logosóficos que podem ser aplicados em suas análises e na construção de seus argumentos.
A sala de aula foi organizada como um tribunal, com os grupos assumindo seus papéis, e um grupo de alunos pôde atuar como juízes e mediadores do conflito.
Cada grupo, de forma ordenada, foi apresentando seus argumentos, apoiados em fatos históricos, direitos internacionais e considerações éticas. Houve tempo para réplicas e tréplicas, no qual os grupos puderam responder às argumentações dos demais.
Após o término do júri simulado, os alunos foram convidados a refletir sobre a experiência, discutindo os desafios encontrados, as emoções despertadas e os aprendizados obtidos.
A professora conduziu a atividade sobre como os princípios logosóficos foram aplicados durante o júri e como esses princípios podem ser utilizados em situações cotidianas.
Foi incentivada uma reflexão sobre a importância do diálogo, da empatia e da busca por soluções pacíficas em conflitos.
Ao final da atividade, os alunos puderam identificar, das informações que chegavam até eles por diversos meios, o que era verdade e o que era notícia falsa. A turma compreendeu melhor a origem e os motivos desse conflito, que não é uma situação pontual e puderam também refletir em como esse triste fato pode ajudar na sua conduta diária, quais sementes plantar e como resolver melhor os conflitos.