6º Ano conversa sobre neurodiversidade, inclusão e o papel da família com pais da aluna Helena Mollo
Em uma atividade realizada em sala, os pais da aluna Helena Mollo, Mariana e Pedro, foram convidados para falar sobre temas importantes como neurodiversidade, inclusão e o papel da família na vida dos alunos. Durante a apresentação, eles compartilharam experiências pessoais sobre como lidam com a neurodiversidade no campo experimental da família, enfatizando a importância da aceitação e do respeito às diferenças individuais.
Os pais de Helena explicaram como a inclusão é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e como isso se reflete nas práticas diárias dentro de casa e na escola. Eles destacaram que a inclusão não é apenas física, mas também social e emocional, e como cada membro da família tem um papel crucial nesse processo.
A conversa foi enriquecedora, gerando um espaço de diálogo onde os alunos puderam fazer perguntas, refletir sobre suas próprias percepções e entender melhor a importância da empatia e do suporte mútuo. A atividade ajudou a promover um ambiente de compreensão e respeito, fortalecendo os valores de inclusão e diversidade na sala de aula.
A atividade teve como objetivo promover a reflexão sobre o papel da família na vida de cada aluno, destacando valores, laços afetivos e a importância do conhecimento de si mesmo e da convivência harmônica no ambiente familiar.
As professoras Norma Jaqueline e Wanessa Tirelli disseram que foi extremamente gratificante, principalmente com a participação dos pais da Helena Mollo que vieram à sala para falar sobre neurodiversidade e inclusão. A maneira como eles compartilharam suas experiências pessoais foi muito poderosa e tocante. Eles trouxeram discussões essenciais sobre como podemos, como sociedade e como educadores, criar ambientes mais acolhedores e inclusivos para todos os alunos, independentemente de suas particularidades. O depoimento deles foi um lembrete importante de que a inclusão vai além das palavras – trata-se de ações concretas e do cultivo de uma cultura de empatia e respeito.
Foi perceptível nos olhos dos alunos um verdadeiro interesse e uma nova compreensão do que significa ser inclusivo. Esta atividade reforçou a importância de envolver a família no processo educativo e mostrou como as parcerias entre escola e lar podem trazer impactos profundos no aprendizado e na formação dos alunos. Foi uma experiência enriquecedora para todos!