Infantil 1 aprende a ser suave com o peixinho
Para a Pedagogia Logosófica, a mente das crianças é uma terra virgem e fértil. Por isso, as docentes procuram, a todo momento, semear nelas ótimas sementes. Isto é, trabalhar valores e virtudes, indispensáveis para a formação delas enquanto seres humanos e assim contribuir com a formação de uma humanidade melhor.
O tema trabalhado durante o mês de maio foi a paciência. Como, nesta faixa etária, as atividades devem ser lúdicas e concretas, a professoras Gabriella Araújo e Letícia Maia buscam então o recurso de um aquário com um peixe, para explorar os conceitos citados acima.
No dia da atividade, um colega da turma trouxe para o Colégio um peixe de pelúcia que, além de macio, era encantador. As docentes, então, colocaram em uma caixa “surpresa” juntamente com o peixe do aquário. Primeiramente, elas tiraram o peixe de pelúcia da caixa e o mostraram para a turma. Eles ficaram fascinados, e, de um em um, todos acariciaram o peixe sentindo sua textura macia e agradável. Enquanto isso, as professoras foram falando da importância do carinho e da suavidade.
Depois, as docentes tiraram da caixa o aquário com o peixe de verdade. Os alunos ficaram entusiasmados ao vê-lo. Foi proposto que o observasse com calma e suavidade em seus movimentos.
A pergunta feita, então, foi: quem gostaria de ser suave como este peixinho?
As crianças responderam: - Eu! (do jeitinho deles).
Foi pedido para que cada um fizesse carinho no colega ao lado. Nesse momento, eles começaram a se abraçar demonstrando bastante alegria e, de maneira espontânea, deram um grande abraço coletivo.
As professoras sabem que o caráter da criança está em formação e muitas das atitudes que manifestam em sala de aula, como por exemplo, empurrar, gritar, tomar o brinquedo, morder, ainda fazem parte da faixa etária. Porém, com o auxílio da família e das docentes, elas gradualmente vêm assimilando os elementos levados e a cada dia surpreendem com lindas atitudes. Diante de algumas vivências nas quais não tenham tido atitudes tão boas, as professoras as lembram da suavidade e calma do peixinho.
A turma já está colhendo bons resultados! As crianças estão evoluindo cada dia mais e as professoras ficaram muito contentes em vivenciar isso com elas.