Infantil 3 estuda a paciência
O tema da agenda no mês de maio é a paciência. Com o objetivo de trabalhar este conceito com as crianças, elas foram conduzidas para a horta do colégio, para que pudessem observar cada árvore, cada florzinha e cada elemento presente naquele ambiente. Em seguida foram levantadas as seguintes reflexões:
- Será que essas árvores, que hoje estão grandes, chegaram aqui no colégio desse tamanho?
- E essas plantinhas, chegaram com todas essas flores?
A princípio, os discentes responderam que sim. Mas a professora continuou refletindo com eles sobre o processo de germinação das plantas. Eles logo concluíram que todas as plantas que ali estavam, antes, eram sementes, ou pequenas mudas, e que cada uma delas passou por um processo de espera, e foram crescendo e germinando, lentamente, obedecendo uma importante lei universal, a Lei do Tempo. Após sucessivos processos, tornaram-se árvores e lindas plantas cobertas por florezinhas.
Em outro momento, na roda de conversa, foram apresentadas imagens de plantas desde o plantio no solo até chegar ao produto final. Observaram também imagens de gestantes e depois de bebês em diferentes idades. A turma refletiu sobre a duração de tais processos e o que é feito enquanto eles acontecem.
As docentes aproveitaram o grande interesse da turma e levaram o conceito de paciência ativa e inteligente, pois a pedagogia logosófica ensina que enquanto todos os processos da natureza acontecem silenciosamente, os seres humanos, os aguarda de maneira inteligente.
Para que as crianças pudessem vivenciar, na prática, este conceito, foram plantados feijões no algodão, e diariamente a turma conversou sobre quais atividades físicas e mentais poderiam realizar enquanto esperavam o germinar da semente de feijão e evidentemente o seu crescimento. Foi salientado que a paciência é inteligente, quando se aproveita bem o tempo.
No final do dia, a turma registrou todas as atividades realizadas na escola, tais como: brincar, passear, dormir, comer, vir para a escola, estudar, pensar, etc.
As crianças, levaram a planta para casa com o ensinamento logosófico que norteou a atividade:
“[...] Não há dúvida alguma de que a reflexão e a paciência inteligente são as que levam o homem a serenar seu ânimo e a equilibrar seus estados psicológicos. [...]” ~ González Pecotche