6º Ano aprende sobre a amizade
Os alunos do 6º Ano do Fundamental 2 viveram momentos de grandes desafios e de aprendizado enquanto exploravam o tema da amizade.
Primeiro, foi proporcionado a turma atividades que cultivam a confiança, com os jogos de confiança em que um aluno é orientado a confiar em seus colegas para guiá-lo com os olhos vendados. Foi uma experiência intensa de confiança mútua e colaboração, onde cada passo fortaleceu os laços de amizade.
Em seguida, todos enfrentaram um circuito de desafios, projetado para promover a colaboração entre as crianças. Nesse circuito, os alunos tiveram que ajudar uns aos outros a superar obstáculos e pensar estrategicamente juntos. Cada estação exigiu o cultivo do respeito, da paciência, tolerância e da ajuda mútua.
Após as atividades, os alunos se reuniram no fundo da quadra para fazer reflexões sobre o que aprenderam: Na atividade em que precisaram ajudar uns aos outros a atravessar um obstáculo, o que foi necessário para que essa atividade ocorresse? E quando conseguem, em todas as atividades e em todos os momentos da vida, criar um ambiente afável e agradável, pensando e expressando bons pensamentos com os amigos e fazendo um ambiente de convivência sempre feliz, o que estão cultivando?
Ao final, os alunos foram convidados a refletir sobre como a amizade é essencial para a continuidade da espécie humana. Quando tratam bem o semelhante e cultivam o afeto, estão alimentando algo essencial à sua existência. Assim como podem observar, em tudo o que foi criado por Deus existe vida, amor e generosidade, como o oxigênio que respiram, o calor do sol que os aquece e a água que os hidrata, também deve reconhecer que o ser humano faz parte dessa natureza. Portanto, é preciso atuar de forma semelhante, cultivando a amizade, o afeto, o respeito e a generosidade, garantindo que a espécie perpetue e se mantenha.
Além da atividade motora que os alunos desenvolveram nas atividades em quadra, as reflexões trazidas sobre o tema amizade proporcionaram que os alunos ampliassem o conceito da amizade e sua importância para a vida.
A turma pode refletir sobre o cultivo de valores para a construção da amizade, como o afeto, o respeito, confiança e simpatia, paciência, tolerância, colaboração e a generosidade, além de reconhecer a necessidade de aplicar esses valores em um contexto mais amplo, visando à perpetuação da espécie humana como um todo.
A aluna Joana relatou que aprendeu com a atividade que para cultivar a amizade é necessário cultivar a coragem, colaboração e paciência. A amizade porque precisam do próximo. A paciência porque precisou fazer os obstáculos na quadra bem devagar tendo paciência com o colega para finalizar a atividade. Já sobre a colaboração, Joana disse que ela é necessária, pois precisam da colaboração do próximo. Laura relatou que, sem o cultivo da honestidade, não é possível ter amizade. Já Marcelo disse que a amizade é construída por confiança, empatia, simpatia, sinceridade e muitos outros valores.
Foi uma atividade de grandes aprendizados! As crianças aproveitaram o momento para estreitar os laços da turma e aprender sobre amizade, simpatia, confiança, respeito e colaboração.