Infantil 3 reflete sobre o cuidado com a mente
No Colégio Logosófico, há uma grande missão, que é a de preparar as crianças tanto na parte acadêmica, quanto na parte formativa, enquanto seres humanos. Para realizar este trabalho, aliado aos conteúdos curriculares, a professora Cristiane Saraiva trabalhou com o Infantil 3 os grandes conceitos, que são: Deus, Ser Humano, Pensamentos, Universo, Leis Universais e as virtudes e sentimentos, necessários para uma convivência feliz e harmônica.
Nesse dia, o conteúdo planejado para trabalhar com as crianças era o conceito matemático de dentro e fora. A docente iniciou a atividade levando as crianças para a ciclovia, momento em que brincaram de pular dentro e fora dos bambolês, seguindo alguns comandos específicos para alcançar o objetivo proposto. A seguir, foram para o parque e brincaram de “dentro e fora” da casinha, intensificando ainda a compreensão dos conceitos, pois na Educação infantil prioriza-se muito o “aprender brincando”.
Após esse momento, a turma retornou para a sala e iniciou uma roda de conversa com o propósito de praticar esses conceitos e explorar o conceito de pensamento. A professora apresentou a imagem de uma casa, exposta no mural da sala. Começaram a conversa falando para as crianças sobre a casa, o lar. A professora refletiu com as crianças como é agradável e necessário mantê-lo organizado, aconchegante e limpo, e para que isso aconteça, é necessário a colaboração de todos os familiares.
Ao observar que os pequenos alcançaram a compreensão da imagem física de uma casa e a importância de mantê-la bem limpa, a docente introduziu a analogia da casa mental, para trabalhar o conceito de mente e pensamento. Ela explicou para eles, que todos os seres humanos têm uma mente e que precisam cuidar dela, assim como cuidam de sua casa. Seja organizando os objetos nos devidos lugares, seja retirando dela algum tipo de sujeira.
A professora prosseguiu trazendo para as crianças que a mente é habitada por pensamentos, que podem ser positivos ou negativos. Daí o cuidado que devem ter com ela, tirar os negativos e substituí-los por positivos, ou seja, por pensamentos saudáveis.
Depois, foi perguntado para os alunos instigando a faculdade de pensar: como devemos fazer para manter a casinha mental organizada? De imediato eles responderam que deve-se ter bons pensamentos e não deixar os pensamentos ruins entrarem.
Aproveitando o grande interesse da turma pelo tema, a professora levou diversas imagens de pessoas com pensamentos de bem e com pensamentos alheios, tais como: birra, brusquidão, amizade, colaboração, carinho, entre outros. Cada criança teve a oportunidade de visualizar, observar e identificar, nas imagens, se tais pensamentos deveriam ficar fora ou dentro da casinha mental.
No final da atividade cada criança foi montando o mural e colocando as imagens, que representavam vários tipos de pensamentos, em seus respectivos lugares, dentro da casa mental se fossem de bem e fora da casa mental se fossem do mal.