8º Ano estuda sobre a capoeira
Durante o 3º trimestre, o 8º Ano começou a estudar o continente africano e, ao perceber a sua tamanha diversidade, um dos alunos, chamado Iann, sugeriu que seria muito legal fazer uma aula só de atividades que lembrassem a matriz africana.
Foi quando surgiu a ideia de falarem sobre a capoeira! O pai do Pedro, um dos alunos da turma do 8º Ano, foi professor de capoeira durante 10 anos e tem uma bagagem muito grande com relação a capoeira e outros assuntos que remetem a origem africana. Os alunos do 8º Ano se reuniram no primeiro horário para começar a atividade com o mestre Ricardo.
Ele explicou a turma que a capoeira era usada pelos negro para despistar seus senhores e ao mesmo tempo manter viva a cultura de seus países de origem. Dependendo da situação era utilizada como luta, algumas vezes como dança e em outras até como jogo. É uma atividade que envolve muita atenção, disciplina, concentração, união e respeito.
Os adolescentes aprenderam que precisam cumprimentar o adversário em forma de respeito, precisam estar atentos a batida do berimbau para realizar as manobras e sempre entender que a união é algo muito importante na capoeira. Foram 3 horários e todos saíram com muita vontade de conhecer mais sobre a cultura africana.