Infantil 4 e 5 visitam o Sítio Canta Galo
Durante a apresentação das pesquisas do Projeto Aves do Cerrado, o aluno Sebastião Homem compartilhou que seu avô, o Senhor João Luiz Homem, tem um Sítio cheio de aves, animais e árvores do cerrado. As professoras Daniely Krys, Nathana Magalhães e Gabriella Araújo, então, entraram em contato com a família, que com muita presteza, viabilizou a visita ao sítio.
De imediato, as turmas do Infantil 4 e do Infantil 5 A e B aproveitaram a oportunidade, pois sabiam que a vivência seria rica em conhecimentos e aprendizados e que as duas turmas poderiam expandir o estudo sobre as temáticas, além de ampliarem os vínculos de amizade entre alunos e professores.
Tudo foi preparado com carinho e atenção. As crianças foram muito bem acolhidas pelos anfitriões. Organizaram atividades bem ao gosto dos alunos, que foram:
- Contato e explicações sobre alguns alimentos, frutas, folhas e flores do cerrado.
Durante a explicação as crianças reconheceram algumas comidas que consomem diariamente, tais como: a mandioca, o pequi, o mel e o café. Já outros, foram novidade, como: o baru, oro-pro-nóbis, jatobá e sapoti.
- Visita à horta chamada de “Horta Mandala”.
Lá, as crianças puderam plantar algumas folhagens e descobriram sobre a importância das minhocas na fertilização da horta. Nesse momento, aprenderam também que algumas plantas necessitam de muita água e outras se desenvolvem muito bem, mesmo no período de seca.
O passeio estava cheio de surpresas e novidades, as crianças estampavam o sorriso no rosto ao presenciar a beleza da natureza. Nesse instante, as professoras fizeram uma pausa para trabalhar com os pequenos o conceito de gratidão e a retribuição da natureza para conosco. Foi um momento muito e sensível.
A aluna Catarina Mafra, manifestou:
“Cuidar da natureza é muito importante”
Enquanto, Clara Prado comentou que “É muito bom plantar” e Cecilia Yumi disse: “Aqui a natureza está retribuindo o cuidado e bondade com que recebe os cuidados, dando alimentos”.
- Momento de contato e de cuidados com os animais.
As crianças visitaram o coelho, o bezerro, o bode, o carneiro e até mesmo as galinhas e o peru e, com o auxílio dos anfitriões, puderam alimentar alguns dos animais, dando a eles ração e até mamadeira. Foi notável a felicidade deles ao cuidar dos animais e ao ver tantos elementos da natureza.
Por último, os alunos, juntamente com as docentes, fizeram um passeio pelo sítio, de trator.
O entusiasmo das crianças ao viverem este momento foi notório: eram risos e muitas gargalhadas!
O passeio proporcionou aos alunos momentos agradáveis e um vínculo maior entre as turmas. Lá, eles puderam ampliar e adquirir novos conhecimentos sobre as temáticas dos projetos “Aves do Cerrado” e “Fenômenos da Natureza” e trabalhar, de forma prática, os elementos da Pedagogia Logosófica – Deus, Natureza, Gratidão e Respeito.
No dia seguinte as crianças ainda comentavam sobre o passeio e tudo que haviam presenciado. Em união, as turmas elaboraram um texto sobre sobre a atividade, tratando do que gostaram e de como foram recebidos:
“Passeio ao sítio do galo
Nós fomos ao sítio de ônibus.
Chegando lá, encontramos a Renata, o Denilson e o Sebastião. Eles mostraram para nós a mandioca, o grão de café, o mel, o pequi, o sapoti e o amendoim.
Também vimos a horta mandala e plantamos as mudinhas de alface e de couve.
Depois, visitamos os animais. Vimos a galinha, o peru, a ovelha, o coelho, o bode, a vaca, o cavalo e os pássaros que passeavam por lá.
Alimentamos o bode e a ovelha com ração e mamadeira. O coelho comeu cenoura e as galinhas e o peru comeram milho seco. Nós lanchamos e demos uma voltinha de trator, que era muito grande.
Foi um dia alegre, aprendemos muito.”
As professoras têm a certeza de que foram momentos ricos de muito aprendizado que ficarão guardados para sempre na memória de cada um deles.