Infantil 5 recebe a engenheira agrônoma Eliana Numazaki para o projeto “Aves do Cerrado”
O Infantil 5 recebeu a convidada Eliana Numazaki, engenheira agrônoma e mãe da aluna Cecília Yumi, que veio até o colégio para esclarecer dúvidas das crianças sobre as galinhas e seus ovos. Eliana aproveitou o momento para falar sobre a sua profissão, enriquecendo ainda mais o projeto “Aves do Cerrado”.
Durante a conversação, a turma descobriu que o alimento mais completo do mundo é o leite materno e o segundo é o ovo, pois dentro dele encontramos muitas vitaminas e minerais. Além disso, os alunos viram que a galinha bota apenas um ovo a cada 25 horas e a cor da gema é referente ao que a galinha come.
Ao longo da conversa, as curiosidades das crianças foram se ampliando. Fizeram muitas perguntas sobre o tema, tais como:
– Como vou saber se o ovo está podre? – Antônio Bento questionou.
Diante dessa fala, Eliana Numazaki fez uma experiência colocando dois ovos dentro de um pote com água. Se o ovo afundasse, significava que ele era novo e, se boiasse, estava velho. Os alunos ficaram entusiasmados observando aquele experimento.
– É certo colocar o ovo na geladeira? – Martin perguntou.
Ela, então, respondeu:
– Sim, pois os ovos conseguem se manter na mesma temperatura.
– Um dia na fazenda eu vi uma galinha dodói – Ceci Balduino relatou.
E a engenheira disse:
– As galinhas também ficam resfriadas, espirram, têm febre, por isso, precisamos cuidar delas.
– Então para o ovo ser bom, ele depende da galinha? – Antônio Stain perguntou.
Eliana Numazaki disse, então, que “Sim, a galinha precisa estar bem e saudável, para botar ovos bons”.
Foi um momento cheio de aprendizagens e, ao final, a turma comprovou mais uma vez que a Natureza é muito sábia e ensina a todos diariamente. As crianças entenderam que devem cultivar o sentimento de gratidão a tudo o que os rodeia.