Infantil 5 constrói casas como as do João-de-barro com a professora de Artes Renata Homem
As turmas do Infantil 5A e Infantil 5B estão vivendo um lindo projeto intitulado “Projeto Aves do Cerrado”. Momento em que os alunos pesquisam sobre diversas temáticas e apresentam para os colegas o que aprenderam. Durante uma das apresentações sobre o João-de-barro, as professoras observaram o quanto esse passarinho chamou a atenção dos alunos por fazer um ninho diferente dos outros. Elas aproveitaram, então, a oportunidade para trabalhar os conceitos de esforço, entusiasmo, valentia e respeito à natureza.
Frente ao entusiasmo das crianças pelo João-de-barro e pelos estímulos apresentados, a professora Nathana Marques, fez outros questionamentos instigando ainda mais a curiosidade das crianças pela vida da ave.
– O que podemos aprender com a natureza e com as aves do cerrado? – ela perguntou – Você sabe como o João-de-barro constrói seu ninho?
A seguir, relatou que o ninho do João-de-barro é feito por um casal de passarinhos, usando uma mistura de barro com palha que é carregada do chão para o local do ninho em até centenas de viagens. O lugar escolhido é sempre um galho, mureta ou outra superfície que seja mais rígida.
Para a construção de sua moradia ele usa uma mistura muito similar à usada nas construções humanas, taipa (uma mistura de barro, areia e palha) e, com a ferramenta que tem o bico, é capaz de construir uma casa perfeita e resistente ao tempo e às tempestades.
Por último, as docentes convidaram a professora de Artes, Renata Homem, para confeccionar junto às crianças, uma casa do João-de-barro. Eles usaram materiais como massa de cerâmica, troncos de árvores, cola e giz pastel.
No momento da oficina, a professora Renata Homem foi relembrando aspectos sobre o João-de-barro que já haviam aprendido, instigando a recordação das crianças.
Foi um momento muito feliz, onde as crianças puderam colocar a mão na massa e usar a criatividade durante todo o processo.
– Professora, estou fazendo dois cômodos na minha casinha do João- de- barro, porque é assim que ele faz na natureza – expressou o aluno Raphael Barranco.
As docentes notaram com essa fala o quanto as crianças estão aprendendo com a natureza e os passarinhos. Com certeza, esses momentos ficarão guardados na memória de cada um deles.