Turmas do Infantil trabalham com o mundinho de boas atitudes
O início do ano é sempre um bom momento para recordar com os alunos as normas e os combinados de cada momento. Ao longo das primeiras aulas de biblioteca, os Infantil 2, 3, 4, 5ª e 5B conversaram bastante sobre as regras que devem colocar em prática neste ambiente durante todo o semestre.
Atrelado ao assunto, fizeram com a professora Maria Clara Araújo a leitura do livro "O mundinho de boas atitudes", da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
Durante a leitura, a turma falou muito sobre as atitudes que deixam a convivência mais feliz e harmoniosa, tornando o ambiente da sala e todos os mais agradáveis. Conversaram sobre cada boa atitude citada no livro e adicionaram outras.
Com o passar do tempo, e para seguir repetindo de forma diferente as normas, a professora passou para eles o desafio de sempre dar boa-tarde ao chegar na sala de aula e em outros ambientes da escola, cumprimentando sempre quem já estiver no local.
Ao longo das semanas, foi-se observando que eles gostaram muito da leitura e, buscando uma forma de deixar o momento registrado para eles, foi realizada a confecção do mundinho de cada um. Mais uma atividade dentro deste tema foi proposta: os alunos receberam pratos de papelão, os pintaram e acrescentaram os detalhes que aparecem na capa do livro. As crianças ficaram muito empolgadas com a atividade e fizeram com gosto!
Ao longo dos meses sempre é feito o exercício de recordação de atitudes citadas no dia que estão precisando ser mais cultivadas. A leitura gerou ótimos frutos, pois agora os colegas sempre lembram do mundinho na hora de ajudar um colega a ser melhor.
Os alunos sempre dão boa tarde ao entrar na biblioteca e aguardam a orientação da atividade do dia de forma mais organizada. Em algumas salas, as professoras relatam que, durante o lanche, eles sempre lembram uns aos outros que precisam estar sentados, mastigar de boquinha fechada e evitar conversar.
A atividade cumpriu com o objetivo esperado. Ao longo do semestre, foram observadas mudanças sutis, porém permanentes nas crianças, tanto pelo relato das professoras quanto pela conduta das crianças.