1º Ano participa do projeto Estante Mágica
A Estante Mágica é um projeto em que as crianças escrevem e ilustram um livrinho de acordo com um tema exposto pelas professoras. Todo o processo é feito pelas crianças e, mesmo quando a professora auxilia sendo escriba, ela transcreve exatamente o que a criança está dizendo. É um projeto fixo do 1º Ano que busca aproveitar o período e valorizar e dar um significado ainda maior nesse grande passo dado pelos alunos ao longo da alfabetização. Eles escrevem e ilustram um livro ao longo do ano.
Em março, houve o lançamento do projeto Estante Mágica na biblioteca. O lançamento se deu com a explicação do projeto e a realização de um bingo de apresentação das partes do livro que será então escrito pelos alunos. Os pequenos autores também foram presenteados com um marcador de páginas temático, feito pela bibliotecária Maria Clara Araujo. As crianças ficaram muito empolgadas com a notícia!
Em abril, a aluna Maya Casado, do 2º Ano, foi convidada para ler para os alunos do 1º Ano o livro que ela escreveu no ano anterior, quando viveu o projeto. A obra, intitulada "Só se for assim!", traz uma linda mensagem sobre a importância do cultivo da amizade e do respeito entre os amigos, mostrando que a vontade de ambos os lados deve ser respeitada e o diálogo vem em primeiro lugar. Durante o momento, os alunos ficaram muito entusiasmados por conversar com a pequena autora e ter a chance de tirar dúvidas sobre a aplicação do projeto e o processo de escrita.
Continuando o processo de sensibilização dos alunos, o lançamento do tema do livro, uma autobiografia, se deu com a leitura do livro "O tamanho da gente", de Murilo Cisalpino. Na oportunidade, foi conversado sobre o desenvolvimento que é possível observar a cada ano, como os alunos estão crescendo, o que estão aprendendo e como, mesmo após o corpo físico parar de crescer, ainda é possível crescer internamente em conhecimento, experiências e recordações. A bibliotecária apresentou uma linha do tempo da própria vida e os alunos foram convidados a fazerem a linha do tempo de suas próprias vidas, que serviria, futuramente, como fonte de pesquisa para a escrita do livro.
Ao longo do mês de maio, aconteceram as apresentações da linha do tempo de cada um. As crianças ficaram muito felizes por saber um pouco mais sobre a gestação e seu próprio nascimento. Algumas viram uma imagem de ultrassom pela primeira vez e ficaram encantadas ao entender como as crianças ficam dentro do barrigão da mamãe. O exercício de recordação também foi muito rico. Os pequenos ficaram muito felizes em compartilhar com os amigos momentos importantes da sua trajetória.
O processo de escrita do livro iniciou no fim de maio, com as crianças escrevendo mais detalhes sobre o dia do nascimento, a partir de uma entrevista prévia feita com familiares. A bibliotecária Maria Clara e as professoras Joyce Porto e Verônica Carvalho, do 1º Ano A e 1º Ano B respectivamente, também ajudaram os alunos, ficando de escribas para aqueles que apresentaram maior dificuldade na produção textual. Os alunos precisaram ser muito valentes e vencerem o pensamento do temor e da insegurança, exercitando o esforço, perseverança e a valentia na hora da escrita.
As crianças ficaram muito felizes com a realização do trabalho, especialmente pela possibilidade de se conhecerem um pouco mais e saberem mais detalhes sobre a própria vida. O processo de escrita também as fascina e impele nelas uma vontade constante de se superarem.