Alunos do Infantil 4 embarcam no Projeto Pedagógico "Fenômenos da Natureza"
Os alunos do Infantil 4, sob a orientação da professora Daniely Kris, deram início a um projeto pedagógico emocionant. Intitulado "Fenômenos da Natureza", o projeto surgiu a partir de uma experiência marcante durante um passeio na área externa da escola. Uma das crianças, maravilhada com o pôr do sol, convidou seus colegas para apreciarem a beleza do momento. A partir desse dia, a turma despertou um interesse especial pelos diferentes fenômenos naturais, como a chuva, as nuvens, o vento, e também surgiram curiosidades sobre os vulcões.
Nos momentos de atividades ao ar livre, as brincadeiras e os assuntos relacionados à natureza tornaram-se frequentes. As crianças se encantavam com os gravetos, folhas secas e os diversos sons produzidos pela natureza quando esses elementos se encontravam.
Para dar início ao projeto, a professora preparou um momento especial. As crianças vestiram roupas adequadas para o clima chuvoso, como galochas, guarda-chuvas e capas de chuva, e simularam uma chuva no gramado da escola, com o auxílio de uma mangueira. Em seguida, elas se divertiram brincando na lama e pulando nas poças d'água formadas pela "chuva". Após a atividade, realizou-se uma conversa sobre os diversos fenômenos naturais, destacando aqueles que nos beneficiam, como a germinação das sementes, o crescimento de novas plantas, a purificação do ar e a renovação dos ciclos da água. Também foram abordados os fenômenos que podem causar danos, como inundações, quedas de árvores, buracos no chão, falta de energia e o calor intenso.
A partir dessas reflexões, os alunos foram convidados a relacionar os acontecimentos na natureza com o mundo interno, por meio da atuação dos pensamentos. Durante o projeto, serão realizadas analogias com os pequenos, com o intuito de trabalhar conceitos da Pedagogia Logosófica, como Deus, natureza, leis universais, pensamentos, entre outros.
A atividade proporcionou momentos de alegria, descontração e despertou a curiosidade das crianças pelo aprendizado e aquisição de novos conhecimentos. A avaliação inicial da atividade foi extremamente positiva, uma vez que os alunos demonstraram entusiasmo e reflexão sobre suas próprias condutas e pensamentos. O projeto está apenas começando, e a turma certamente viverá momentos repletos de aprendizado e descobertas.