Ensino Fundamental participa do lançamento do projeto Passaporte da Leitura
No final de março, o projeto Passaporte da Leitura foi lançado na biblioteca do Colégio. O objetivo é que os alunos façam um rodízio semanal dos livros. A cada leitura concluída, o estudante fará um registro em seu passaporte e marcará a página com uma figurinha relativa à capa do livro.
O lançamento aconteceu com uma conversação sobre o que é um passaporte e como é usado na vida real. Depois, foi feita uma analogia como se os gêneros literários fossem mundos diferentes e os alunos fossem passear por eles ao longo do ano. Em seguida, a bibliotecária Maria Clara Araújo explicou como funcionará o projeto.
Cada aluno adquiriu um título com o objetivo de que todos possam emprestar seus livros aos demais colegas da turma após a leitura. Os livros circularão em forma de rodízio semanal e os alunos poderão aproveitar todo tempo livre que tiverem na escola ou em casa para lê-los. Assim, todos terão a oportunidade de ler várias obras diferentes.
Depois, foi apresentado como funcionará o mural da sala. A cada título lido, o aluno pinta o livrinho em sua própria prateleira para o controle dos já lidos. Já o passaporte terá um preenchimento diferente: A cada título lido eles poderão optar por fazer uma breve resenha do compreendido da leitura ou fazer um desenho. Após isso, o aluno recebe um selo relativo à capa do livro para que, assim, carimbe mais uma viagem.
O objetivo principal do projeto é o fomento à leitura. Além disso, visa propiciar aos alunos o desenvolvimento de senso de responsabilidade, capacidade de descrever dados relativos a textos lidos, ter contato com gêneros literários diversos, ler em diferentes espaços e contextos e interagir e socializar com os colegas, exercendo a oralidade de forma organizada e elaborada. Além disso, os alunos podem, com o projeto, trabalhar os elementos Logosóficos de Adaptabilidade, perseverança, ordem, desprendimento, sinceridade, interesse, disciplina e tolerância, pois o projeto exige, ao longo do tempo, que o aluno saiba esperar a sua vez de ler o livro e se aventurar por gêneros que não seus preferidos.
As crianças receberam a notícia com muita alegria e entusiasmo. Não demorou para que, prontamente, já sentassem às mesas para preencherem a identificação de seus passaportes da leitura.