1° Ano escreve seu próprio livro no Projeto Estante Mágica
A Estante Mágica é um projeto que coloca a criança em protagonismo, escrevendo e ilustrando seu próprio livro com um tema previamente determinado pelas professoras. O tema é escolhido conforme o conteúdo programático das turmas, dando preferência sempre a assuntos que façam parte do cotidiano da criança, facilitando, assim, o processo de criação.
No segundo semestre deste ano, os alunos do 1° Ano tiveram a oportunidade de trabalhar com o tema “brincadeiras”.
Para dar início ao projeto, a bibliotecária Maria Clara Silva Araújo, fez um bingo com as crianças para explicar como o trabalho seria feito, além de lhes apresentar o cronograma planejado. Durante a dinâmica, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o trabalho realizado por autores e ilustradores e as partes principais de um livro impresso.
Após o período de recesso escolar, as crianças iniciaram a produção escrita. Cada uma foi chamada individualmente pela professora regente e pela bibliotecária. Na biblioteca, as crianças ditavam a história página por página, enquanto professora e bibliotecária redigiam o que era dito. Toda a história foi criada pela própria criança e escrita do jeitinho dela.
Após a produção escrita, as crianças passaram a criar ilustrações com base na história, contando com a ajuda da professora de Artes, Renata de Carvalho.
Para a culminação do projeto, em novembro, foi realizada uma tarde de autógrafos para o lançamento do livro impresso. As crianças abriram o evento cantando uma música junto com o professor de Inglês, Pedro Henrique de Lima Barreto. Depois, o 1º ano A apresentou um lindo poema criado por eles e o 1º ano B cantou uma música para as famílias. Os pequenos autores lançaram suas obras e autografaram junto com as famílias.
As histórias foram produzidas tendo como inspiração os frutos da observação consciente do dia a dia das próprias crianças, e evidenciam o cultivo da amizade entre os alunos e entre familiares. Muitas também ressaltam a importância do cultivo do respeito e outras boas atitudes para uma boa convivência.
O projeto tem como objetivo o estímulo ao protagonismo infantil, deixando a criança livre para criar uma história do seu próprio jeitinho. O processo de escrita e ilustração dos livros também propiciou o trabalho de diversos conceitos com os alunos, como por exemplo: a flexibilidade, o interesse, a disciplina, a perseverança, a adaptabilidade e a paciência inteligente.
Durante os meses de produção, os alunos precisaram de valentia para vencer muitos obstáculos e fazer o trabalho com gosto. Ao final, durante o lançamento, muitos precisaram também vencer a timidez, tanto para o momento das apresentações em grupo, quanto para receber os familiares em suas respectivas mesas de autógrafos.
Os professores envolvidos realizaram um lindo trabalho interdisciplinar, colocando em prática a lei do conjunto, para que tudo corresse bem.
As crianças aprenderam muito com as próprias histórias, conforme pode ser observado no vídeo de depoimento da aluna Maya Casado, do 1º ano A.