Alunos do Infantil 1 ao 5 participam de atividade especial sobre o livro “Building Castles”
O Colégio promoveu uma manhã de imersão em inglês com todas as turmas da escola. Dentre as atividades realizadas nesse dia especial, as turmas do Infantil realizaram a leitura do livro “Construindo Castelos” na versão em inglês.
Foi reproduzido o videobook de Building Castles, disponível no canal da Editora Lire. Durante a reprodução, a professora de inglês do Infantil, Ruth Cardoso dos Santos, aproveitou para trabalhar o vocabulário, com foco especial em angry e calm, que auxiliaria o desenvolvimento da atividade e a analogia a ser realizada. Após assistirem o videobook, as docentes e as crianças puderam intercambiar sobre o que viram na história.
Depois da conversação sobre a história, a bibliotecária Maria Clara Silva Araújo, juntamente com a professora Ruth, reproduziram um oceano dentro de uma garrafa PET. Cada aluno ganhou uma garrafinha e adicionou peixinhos a ela.
O objetivo foi a realização de uma analogia ao final da história, levando os alunos a refletirem sobre a importância da observação interna, identificando momentos em que estão calmos, como o mar calmo, claro e cheio de peixinhos, e os momentos em que estão agitados e bravos, como o mar em alguns períodos.
Ao sacudirem a garrafinha bem forte, os alunos perceberam que não conseguiam ver o conteúdo que estava dentro, porque todo o conteúdo ficava também agitado, turvo e bagunçado. Por outro lado, quando sacudiram com suavidade, identificaram ser possível vislumbrar o conteúdo e entender tudo o que havia dentro.
A partir da experiência e da conversação sobre a história, os alunos perceberam que nossa mente também se comporta como o mar. Quando estamos agitados, não conseguimos ter uma percepção clara das coisas à nossa volta, tampouco identificar corretamente o que estamos sentindo ou controlar os pensamentos que chegam a nossa mente.
Por outro lado, quando estamos calmos, conseguimos ver tudo com mais clareza. Identificamos melhor a situação pela qual estamos passando e conseguimos também identificar o que estamos sentindo e os pensamentos que estão perpassando nossa mente.
Foi um momento muito rico de bastante reflexão para as crianças!