Cerimônia de Posse da Academia de Letras Mirim
A Academia de Letras Mirim (ALM) é o resultado do clube de leitura da turma do 3º Ano de 2002. Nesses 20 anos, a ALM, que é composta por alguns alunos do 2º ao 5º Ano, vem estimulando a leitura e a escrita entre todos os alunos dos anos iniciais do Fundamental.
A ALM funciona como a Academia Brasileira de Letras. São 40 cadeiras, cada uma com seu patrono, escritores renomados da literatura brasileira. Para participar da ALM, os alunos se candidatam por meio de textos de autoria própria. Estes são analisados pelos acadêmicos e os melhores são selecionados para compor uma cadeira das disponíveis.
A ALM já produziu muito durante esses anos. Todas as atividades, ideias e iniciativas são pensadas, programadas e organizadas pelos próprios acadêmicos, com o suporte de um professor facilitador, que encaminha as energias para serem frutíferas.
Nos anos de 2020 e 2021, a ALM esteve com suas atividades paralisadas por causa da pandemia, mas a vontade e o querer dos acadêmicos estimulou a todos, e, depois de muito planejamento, as atividades tiveram seu retorno em agosto de 2022.
Apesar do pouco tempo, os participantes trabalharam muito. Foi feita uma nova seleção de acadêmicos para ocupar cadeiras vagas, os alunos estudaram o estatuto e o regimento interno, elegeram a mesa diretora, pesquisaram sobre seus patronos, conhecendo os demais escritores importantes e suas contribuições. Além disso, os estudantes também produziram materiais de incentivo à leitura e organizaram uma feira de troca de gibi e de figurinhas da copa do mundo.
Após tantas atividades, os novos acadêmicos tomaram posse oficialmente e receberam o certificado.
Nesse ato solene, compondo a mesa, estiveram:
- A diretora do Colégio Logosófico de Brasília: Tatiana Veroneze
- Vice-Presidente da ALM: Beatriz Mendes (em substituição ao presidente Ney Gouveia, impossibilitado no dia).
- A orientadora educacional do Colégio Logosófico de Brasília: Ana Paula Bussons.
- A bibliotecária do Colégio Logosófico de Brasília: Maria Clara Araújo
- A facilitadora da ALM: Juliana Póvoa
Com seus pelerines e certificados, os novos acadêmicos fizeram o juramento da ALM, dando valor à palavra, empenhados em cumprir e fazer cumprir com sua nobre missão de incentivar a leitura, a escrita e a produção de textos, com gosto e dedicação.