Infantil 2 constrói miniatura do “Sítio do Vovô Toni” para culminar o projeto de leitura
O projeto de leitura do Infantil 2 nesse semestre foi o livro “Vovô Toni e a vida no sítio”, da editora Lire.
Durante as leituras as crianças ficaram surpresas com a quantidade de coisas que o Sítio do vovô Toni tinha. A cada página, ao fazerem uma leitura das imagens do livro, iam identificando tudo que ele possuía.
Ao longo da leitura, muitas perguntas foram surgindo: Quais são os animais da fazenda? Por que alguns animais da fazenda não são os mesmos de nossas casas? Por que o pato tem a pata diferente do pintinho?
A turma também demonstrou bastante curiosidade pela história, tudo que acontecia com o personagem parecia muito interessante. Eles observaram que a vida no sítio é muito diferente da vida na cidade, mas que o amor, a família e o afeto não mudam.
As crianças ficaram muito interessadas em conhecer um pouco mais sobre a vida no sítio. As professoras Cristiane Saraiva e Verônica Bernardo, então, representaram, por meio de projetos de arte, o sítio do Vovô Toni.
Ao confeccionarem os animais, as docentes aproveitaram para trabalhar o conceito de grande, pequeno e proporcionalidade. Ao colocarem no Solarium da sala de aula, o habitat de cada animal foi um delicioso processo de investigação com a turma.
Também construíram a casa do Vovô Toni, com direito a fogão a lenha e fizeram, junto a equipe de nutrição, comidas típicas do sítio: milho cozido, batata doce assada e docinhos de cenoura representando os docinhos de leite.
A professora se vestiu de Vovô Toni para receber os alunos nesse dia, e eles ficaram muito alegres!
De tempos em tempos, a turma recebia convidados das outras turmas do Colégio e puderam explicar, com muita alegria, tudo que tinha no sítio do vovô Toni e o que aprenderam com a história.
Com esse projeto, foi possível apresentar de forma lúdica o que a turma aprendeu com a leitura do livro. Além disso, por meio da leitura, os alunos aprenderam a importância da valentia para superar os problemas que acontecem e de criarem defesas mentais contra os maus pensamentos.