Exercendo a gratidão por meio da escrita de cartas a familiares, no Ensino Fundamental II
Durante o projeto Conviver em família: uma grande oportunidade, os alunos participaram de várias atividades em que puderam refletir sobre a importância da família, além de poder demonstrar afeto e gratidão àqueles que tanto amam.
Com a evolução tecnológica, o envio de cartas tem se tornado algo raro. Pensando em resgatar essa forma de comunicação e proporcionar um momento afetuoso, a professora de português, Raquel Araújo, propôs aos alunos do 6º ao 9º Ano que escrevessem cartinhas aos familiares, como forma de gratidão e reconhecimento. Após a produção do texto, os alunos preencheram os envelopes e puderam postar suas cartinhas.
A atividade foi uma surpresa para os familiares, que não tinham ciência de que receberiam esse lindo presente em suas casas.
Ana Katharina, aluna do 9º Ano, enviou uma cartinha para sua tia Emanuele, que mora em Belo Horizonte. A aluna relata que sua tia ficou muito feliz e emocionada com o gesto de carinho e que promete responder a cartinha da sobrinha como forma de agradecimento.
A mãe da aluna Ester Póvoa Lima, do 6º Ano A, Juliana Póvoa, relata como a atividade aproximou muito a filha à bisavó, que mora em outra cidade:
“A bisavó da Ester vive no interior de Goiás e é sempre muito difícil visitá-la, normalmente vamos 2 vezes por ano. A distância não impediu que bisneta e bisavó tivessem um bom relacionamento, mas as diferenças entre gerações atrapalhavam a manutenção do vínculo fora dos períodos de viagem, pois a bisavó não tem facilidade com o uso do celular e a bisneta não conhecia o recurso da carta. Com a atividade proposta, Ester viu uma forma de contar à bisavó sobre suas leituras e oferecer a ela lerem os mesmos livros e conversarem sobre eles. Ester escreveu a carta de surpresa, eu não sabia que a bisavó tinha sido a pessoa escolhida, e quando chegou a carta foi uma surpresa para todos. Hoje elas se correspondem muito mais: Ester se esforçando a continuar escrevendo as cartas e a bisavó se esforçando para atender às videochamadas. Esse projeto aproximou muito a família. Sou grata à professora e ao Colégio pela proposta e pela oportunidade de ensinar valores tão nobres.”
A dinâmica proporcionou muitos momentos de reflexão, aprendizado e gratidão!