Turma 1 do Projeto Integral participa de roda de conversa sobre a gratidão
Para ampliar o entendimento sobre a gratidão e sobre alegria diária, a Turma 1 do Projeto Integral participou de uma roda de conversa com a docente Roseli Luro de S Santos.
A docente iniciou a atividade falando sobre a importância de sermos gratos por tudo, que tudo o que recebemos ou praticamos são porções de bem que guardamos em nossa recordação para a vida e que nos deixa mais belos.
Na rodinha, as crianças tiveram oportunidade de relatar o motivo pelo qual cultivam a gratidão.
Algumas das respostas das crianças foram:
- Sou grato pela minha mãe.
- Sou grata pela natureza.
- Sou grata pela professora
- Sou grato pelo afeto e amor.
- Sou grata porque minha amiga vai na minha casa hoje.
- Sou grato por tudo.
Na sequência, a professora apresentou 2 potes, em um havia água transparente e límpida, no outro a água tinha um lindo colorido.
O pote com água límpida representava ao nosso mundo interno, um mundo assim é bonito, mas chegamos à conclusão que esse mundo poderia ficar ainda mais bonito se soubermos escolher o que colocarmos nele.
Assim, com um conta gotas, os alunos foram acrescentando gotinhas de água colorida ao pote de água limpa. As crianças se encantaram com a transformação do líquido transparente em colorido.
As gotinhas acrescentadas na água foram comparadas aos sentimentos e valores que cultivamos e ao bem recebido. Observamos que qualquer gotinha importa, e que, quanto mais gotinhas de bem acrescentamos na nossa água, ou seja, no nosso mundo interno, mais colorida ela vai ficando.
As crianças começaram a atividade pingando uma gotinha e terminaram com inúmeras gotinhas, ou seja, com muitas porções de bem. Concluímos que o mesmo ocorre com o nosso mundo interno, que ao receber ou acrescentar porções de bem na vida das pessoas como amor, afeto, colaboração e principalmente a gratidão, ele também fica mais bonito. Tudo isso também reflete o nosso mundo externo, pois nosso rosto muitas vezes reflete o que está no nosso interno.
O resultado foi muito satisfatório, as crianças demonstraram um bom entendimento da analogia, dado suas interações e participações durante a dinâmica.
Ao término da atividade as crianças foram brincar com seus brinquedos trazidos de casa, pois era dia do brinquedo. Enquanto as crianças brincavam, faziam esforço para serem gentis, tratando o outro com afeto, paciência para emprestar o brinquedo sem resistência. O mesmo ocorreu nos momentos de colaboração.
Foi uma atividade muito significativa, com bastante aprendizado para as crianças e para a docente.
“Senti muita gratidão pela oportunidade de refletir junto com as crianças sobre a gratidão. Muitas vezes não percebemos e não temos consciência dos motivos que temos para sermos gratos. Foi uma bela reflexão.” - Professora Roseli