Infantil 2 realiza um projeto de leitura muito especial
O projeto de leitura “A grande descoberta” começou de forma bem interessante. Para trabalhar o livro de forma mais vivencial com os alunos, a professora Cristiane Reis procurou representar, por meio de brincadeiras, projetos de artes e pequenas esquetes, os pontos importantes do livro.
Certo dia, a professora convidou a turma para brincar no parquinho. À sombra da árvore, durante a brincadeira as crianças “descobriram” um gatinho de pelúcia entre as galhadas, que fora escondido pela professora momentos antes.
Ao resgatar o gato de pelúcia a professora deu a ideia de cuidarem do gatinho. As crianças foram questionadas do que poderiam fazer e pensaram em construir uma casinha. Eles construíram e pintaram uma caixa de papelão para o gatinho. Durante essa atividade surgia muitas perguntas sobre a vida dos gatos. Em outros momentos a convivência já não era tão harmônica, um queria pintar de uma cor e o outro de outra. A atuação docente e a explicação estava presente a todo o momento, favorecendo a reflexão e oferecendo ideias diferentes para resolver os impasses.
Em outro momento de brincadeira, eles foram presenteados com o livro do projeto “A grande descoberta”, que alegria foi ouvir as primeiras páginas do livro e identificar semelhanças com o vivido a poucos dias.
Assim como na história, a turma do Infantil 2 vinha vivendo desafios semelhantes. A cada dia a professora ia recordando o já lido e contando um pouco mais. A hora da história se tornou a hora mais gostosa e esperada pelas crianças, todos queriam saber o final.
Enquanto esperavam, as crianças eram estimuladas a realizarem projetos de artes similares ao que acontecia na história.
Em nossa escola vive um gato de verdade, o Brad. As crianças foram visitá-lo lá na entrada da escola, e na rodinha foi perguntado a eles: Gato é igual a gente? Todos tinham uma observação a ser levada das diferenças. A professora então explicou que por esses motivos e outro ainda maior, que somos diferentes. O gato não pode pensar como os humanos, ele só tem instinto e nós podemos escolher como queremos atuar, nós pensamos.
Ao irem para a horta, dias depois, as crianças passaram pelo Brad e um coleguinha saiu da fila para fazer carinho no gato. Imediatamente uma colega o recordou que isso não poderia ser feito, o gato poderia se assustar e arranha-lo, pois ele não pensava. A professora questionou a aluna do por que, e esta disse: “Porque ele não pensa, Profe! Ele só tem o instinto.”
Eles vivenciaram e recriaram diversos momentos vividos pelas personagens do livro, como o momento em que encontraram a gatinha, a confecção de uma casa para a gata e seus filhotes, momentos de conversação, pinturas, colagens e brincadeiras, a fim de pôr em prática todos os valores apresentados na história.
Trabalharam a importância de cultivar bons sentimentos em nosso mundo interno, aprendendo a controlar e transformar os pensamentos negativos em pensamentos de generosidade, paciência, colaboração e amizade.
Culminaram o projeto em uma deliciosa degustação com os alimentos preferidos das personagens da história: queijadinha, pipoca e tomate.