Turmas do 8º e 9º Ano investigam um "crime" no laboratório de Ciências
No projeto de leitura junto à biblioteca, a turma do 8º Ano está lendo o livro "Sherlock Holmes: O cão dos Baskerville", que trata de uma investigação criminal. Atendendo ao pedido de um aluno e aliando ao estudo da turma do 9º Ano (sobre alotropia do carbono) a professora Keila Cruvinel espalhou digitais de outros professores pelo laboratório de ciências.
Criando uma história misteriosa, a professora estimulou os discentes a utilizarem as propriedades do carvão, um dos resultantes da alotropia do carbono, para solucionar o caso.
Eles, então, isolaram a "área do crime", produziram pó de carbono ralando o carvão mineral, e saíram em busca de digitais na cena investigada.
Muitas digitais foram encontradas, mas serão elas todas da mesma pessoa, ou não? Todas as digitais são dos "culpados"?
A atividade seguiu seu curso, os alunos foram em buscar de identificar os suspeitos, recolher suas digitais e comparar com as encontradas.
Traçaram hipóteses de investigação e realizaram uma acareação com os suspeitos. BINGO! Encontraram os "criminosos".
Ao serem questionados pela professora de qual atitude deveria ser tomada, a turma logo se recordou dos estudos sobre o erro, que é o principio do acerto desde que possam extrair dele elementos para sua evolução.
A solução encontrada foi fazerem junto um novo bolo, qual agora todos pudessem saborear.
Os alunos amaram a atividade, que movimentou a turma por muito tempo! O resultado físico foi a compreensão da matéria e, para a vida de cada um a amizade e o uso atento das próprias faculdades mentais.