O 6º Ano aprende sobre a Terra, nossa morada
A professora Wanessa Tirelli solicitou aos alunos que trouxessem para a aula o celular ou uma bússola que os ajudassem a se guiar por um caminho.
Em duplas, ela deu o seguinte desafio aos alunos: chegar ao Mercado São Benedito. Cada dupla escolheu um método de navegação e, por meio do mapa, traçaram o caminho e o seguiram.
No começo, eles não compreendiam como deveriam se orientar, como transformar a informação do mapa (2D) para o real (3D). Após identificarem guias de orientação, conseguiram começar a se deslocar. Logo pegaram o jeito, e, então, chegaram ao ponto de destino.
Lá, eles aproveitaram para comer o bolo no pote que haviam preparado anteriormente, como parte da atividade. Em um estudo sobre a crosta terrestre, ele viram que a parte rochosa do planeta é formada por camadas de diferentes tipos. Para consolidar o conhecimento, eles prepararam bolos de 3 sabores diferente (couve, beterraba e cenoura), cada uma representando uma camada. E assim montaram.
No momento do lanche, os alunos compartilharam uns com os outros a experiência vivida de seguir um caminho desconhecido.
Com a atividade, foi possível proporcionar que os alunos vivenciassem situações em que a orientação espacial esteja presente. Eles também puderam aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.