Fundamental II aplica o conhecimento da Lei de Conjunto na Olimpíada Internacional de Matemática
Neste segundo semestre, o corpo docente está trabalhando o conceito da Lei de Conjunto com aos adolescentes.
Os estudantes estão experimentando esse conhecimento na própria vida e realizando observações e registros a partir de diversas atividades planejadas para esse fim específico.
A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) foi mais uma atividade em que os adolescentes puderam tomar consciência da atuação da Lei de Conjunto em suas vidas. Por ser uma prova em equipe, havia um terreno fértil para essa observação.
A OIMSF é uma competição internacional de matemática para estudantes do ensino fundamental e médio. Foi criada em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.
Cada turma elabora uma só prova e, nesse contexto, é natural que surjam desentendimentos quanto à forma de resolução das questões ou de outras ordens. No entanto, os adolescentes precisavam estar atentos a alguns elementos que vinham aprendendo sobre a Lei de Conjunto. Precisavam empreendê-los para colherem os melhores resultados. Entre eles estavam:
- Ter consciência do objetivo que era comum a todos e trazer esse pensamento sempre à mente. Dessa forma, uniriam as vontades e alcançariam uma maior força;
- Colaborar mutuamente. Uns não deveriam se implicar mais do que outros. Todos deveriam por mãos à obra;
- Cada um deveria observar o elemento que tinha para oferecer ao conjunto. Pois todos sempre tem com o que contribuir. E, para tal, certos pensamentos não poderiam tomar espaço: “eu não sei”, “os outros sabem mais do que eu”, “eu não sou necessário”.
Vez ou outra, alguns alunos se desentendiam ou surgia o pensamento de desistência. Mas o propósito maior, que era o de enfrentar os desafios com o cultivo dos elementos regidos pela Lei de Conjunto, surgia em suas mentes e a defendia dos estados precários.
O resultado estava estampado nos sorrisos ao longo de todo o processo, na animação com que participaram da Olimpíada e os discentes comprovaram a riqueza que existe quando o conhecimento é compartilhado.