Fundamental II realiza oficina de culinária temática como parte das atividades do Clube do Livro
A leitura é costumeiramente uma atividade individual e de grandes reflexões internas, mas, desde abril, os alunos do Ensino Fundamental II estão descobrindo que ler em conjunto deixa a experiência ainda mais divertida!
No Clube do Livro, promovido pela bibliotecária Maria Clara Araújo, os alunos estão lendo a obra "Percy Jackson e o ladrão de raios" e, por meio da leitura, a docente está conduzindo reflexões sobre a importância do cultivo da amizade e do trabalho colaborativo para a superação das dificuldades. Com o auxílio dos tópicos levantados pela obra, já foram abordados temas como: os malefícios do bullying, a importância da preservação ambiental e as relações familiares e sua importância para o desenvolvimento das crianças.
Além das reuniões semanais às sextas-feiras, o Clube conta ainda com momentos de culinária temática. São oficinas guiadas pela bibliotecária para a confecção de alimentos que tenham relação com a história.
No primeiro semestre, por exemplo, os alunos fizeram cookies azuis, uma comida muito especial para a história, por ser o gosto que o personagem Percy sente ao beber o néctar para se curar de um encontro com o "terrível minotauro". A cor também tem um significado muito importante para ele.
O segundo momento de culinária, ocorrido em setembro e, excepcionalmente, de forma presencial, teve, como prato principal, deliciosas panquecas de iogurte grego. Durante o preparo, os alunos tiveram de se organizar e colocar em prática os elementos aprendidos, na teoria, sobre trabalhar em conjunto para superar as adversidades. Eles puderam experimentar a importância da convivência e aprenderam muito uns com os outros, já que alguns tinham habilidades que outros ainda precisavam desenvolver. A troca de conhecimentos promoveu, dentro de cada um, imensa alegria.
A receita desenvolvida nesse segundo momento de culinária foi sugerida pela aluna Inah Daibert, do 6º Ano. E, para ambas as receitas, a equipe de cozinha e nutrição da escola utilizou corante azul natural, extraído do jenipapo.
As experiências sensoriais são muito especiais e divertidas, além de extremamente importantes para a imersão na história!