Turmas do Turno Estendido exercitam a criatividade transformando algumas brincadeiras
A professora de Movimento e Consciência Corporal realizou rodinhas com as crianças da Turma 1 (Infantil 2 e 3), Turma 2 (Infantil 4 e 5), Turma 3 (1º e 2º Ano) e Turma 4 (3º ao 5º Ano) para conversarem sobre o tema Sentir, pensar e transformar. Após este momento, todos recordaram várias brincadeiras.
E a partir daí, a professora propôs transformar essas brincadeiras que os alunos já conheciam em brincadeiras novas. Algumas mudanças foram propostas pelos próprios alunos e outras pela professora. Dessa forma, foi exercitada a capacidade de adaptação, criatividade e companheirismo entre eles.
- Na turma 1 brincaram de caça ao tesouro.
A transformação: ao invés da turma procurar um único tesouro, cada aluno procurou e encontrou um cone com a colaboração de quem já havia encontrado, e, com os tesouros de todos foi construído um objeto só, que foi uma grande torre.
- Na turma 2 se divertiram com pique cola.
A transformação: o aluno ‘colado’ precisou fazer uma pose diferente a cada vez que fosse colado.
- Na turma 3 brincaram de amarelinha.
A transformação: a turma modificou o desenho da amarelinha, adicionando novos espaços e colocando alguns códigos para realizar diferentes movimentos, tais como, girar, levantar o braço, fazer careta, dentre outros.
- Na turma 4 brincaram de cabra cega.
A transformação: o aluno pego fica de olhos abertos e o restante do grupo se divide em duplas, onde um fica de olhos abertos e o outro de olhos fechados. Quem está de olhos abertos cuida da dupla, protegendo o colega para que ele não esbarre nos outros ou em algum lugar. Quem está de olhos fechados diz a direção para onde vai a dupla ouvindo o som emitido pelo aluno que está pego.