Turmas do 6º ao 9º Ano participam de workshop de Fotografia Mobile
Os alunos do Fundamental II viveram uma experiência muito divertida: a fotógrafa Bruna Araújo foi convidada pela professora Lavínia Martins para conduzir um Workshop sobre Fotografia Mobile.
Bruna tem 26 anos e é uma artista nascida e criada em Brasília. Fotógrafa profissional há sete anos, já atuou em diversos segmentos: fotografia de eventos, portfólio para modelos e artistas, fotografia de moda e campanhas. Além disso, a paixão pela fotografia e a facilidade em ensinar fez com que ela criasse um workshop de fotografia com o celular, em 2019, com conceitos básicos e possíveis, usando apenas a câmera do celular.
Bruna iniciou a atividade começou a sua fala mencionando a história da fotografia. Ela mostrou a trajetória das câmeras, desde as primeiras até as que temos hoje, e os alunos tiveram a oportunidade de "testar" algumas delas. Logo, Bruna deu dicas de como melhorar a qualidade da foto ao mexer apenas nas configurações da câmera do celular. Além disso, ressaltou a importância de limpar a câmera e de se ter uma boa iluminação. Alertou, também, para que não se use o zoom do aparelho, pois, por ele ser digital, a foto perde a qualidade.
Para fechar com chave de ouro, houve o momento da prática. No pátio externo do Colégio, os alunos fizeram fotos com o auxílio da Bruna e, nesse momento, testaram as dicas recebidas. O resultado foi incrível!
A partir de um projeto que traz a fotografia como foco principal, os alunos serão estimulados a realizar, também, um retrato interno, ou seja, observar e identificar o que acontece no mundo interno de cada um. Com esse conhecimento, cada um pode modificar os elementos que precisam ser superados em si mesmos: pensamentos negativos, sensações ruins, impulsos movidos pelo instinto etc.
A atividade foi planejada para lançarmos o projeto Click Pandemia. Neste projeto, os adolescentes serão movidos a registrar, de forma escrita e pela captação de imagem, os resultados da pandemia dentro de cada um; colaborando, assim, para o treinamento consciente da observação. Por meio dela, o foco é extrair aprendizados do momento pandêmico que ainda atravessamos.