Alunos do 6º Ano observam a transformação das paisagens e fazem analogia com o mundo interno
Durante a aula de Geografia com o tema O tempo, o espaço e o ser humano, apresentou-se aos alunos do 6º Ano os conceitos geográficos de tempo e paisagem.
Para que percebessem a passagem do tempo, os alunos analisaram algumas imagens. Elas mostravam como o tempo age nas paisagens, modificando-se por fatores naturais e pela atuação dos seres humanos. Nas imagens da construção de Brasília, por exemplo, foi possível observar a evolução da cidade, percebeu-se que, antes, o espaço era uma paisagem natural e que, com o passar do tempo e a atuação dos seres humanos, ele se transformou em paisagem cultural.
Para que esse conceito fosse melhor compreendido pelos alunos, a docente Irina Alves promoveu uma comparação com as modificações que o ser humano ao longo da vida, física e metafisicamente. Ela solicitou aos alunos que se recordassem de alguma transformação em suas casas, depois em seus quartos e em seus corpos. Todos perceberam que, com o passar dos anos, muitas modificações visíveis ocorreram. Em seguida, pediu para que refletissem sobre o mundo mental, para que identificassem se a forma com que eles pensam hoje é a mesma de alguns anos atrás, se os conhecimentos que têm, hoje, são os mesmos de antes, se a consciência deles já se ampliou, se eles ainda cultivam os mesmos pensamentos… Nesse momento, os alunos manifestaram reflexões sobre o quanto já se modificaram internamente, mas que ainda precisam modificar alguns tipos de pensamentos que não lhes trazem felicidade.
Assim, professora e alunos identificaram que não é apenas o mundo externo que sofre modificações, já que o mundo interno também passa por mudanças para que o ser se torne cada dia melhor.
A turma expôs um mural com os trabalhos sobre as Transformações da Paisagem nos corredores do Colégio.