Projeto Feira de Ciências - Conhecimento equilibrando a vida
PIRÂMIDE ALIMENTAR
A alimentação saudável é adequada e indispensável para o desenvolvimento dos seres humanos. A partir dela o organismo recebe o aporte calórico e nutricional essencial para as funções do organismo e a manutenção da saúde. Para adquirir uma alimentação balanceada é imprescindível que haja alimentos de todos os grupos alimentares. Devem estar presentes nas refeições: água, alimentos fonte de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. (BRASIL, 2016)
As escolhas alimentares atuais sofrem influências negativas provenientes tanto da indústria quanto da mídia. Devido a uma vida agitada e da falta de tempo, as escolhas saudáveis acabam ficando em segundo plano, trazendo desvantagens para a saúde dos brasileiros. Escolhas por alimentos ricos em carboidratos simples e gorduras, com o baixo consumo de fibras e frutas, atrelados ao sedentarismo acarretam o desenvolvimento da obesidade e, consequentemente diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. (BRASIL, 2014)
Perante a expansão desse perfil alimentar e nutricional, o Guia Alimentar para a população brasileira (Brasil, 2014) e a Pirâmide Alimentar, adaptada para os brasileiros, tornam-se ferramentas essenciais para que haja informação e educação nutricional, tudo com a finalidade de proporcionar o conhecimento, sobre as recomendações nutricionais e escolhas saudáveis que possam ser feitas durante as refeições de forma clara e objetiva. (Brasil, 2014)
O guia tem como alvo garantir que as pessoas possam ter acesso a informações nutricionais confiáveis e, consequentemente, diminuir a desnutrição e declinar o aumento da obesidade na população. A pirâmide alimentar tem o intuito de orientar o planejamento de refeições que contemplem todos os grupos alimentares. Além disso, auxilia em como obter escolhas de refeições variadas e que contenham todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do corpo humano. (GOMES; TEIXEIRA, 2016)
Por fim, frente a todo esse contexto, atrelado à busca do equilíbrio, o colégio Logosófico juntamente com a nutrição escolar proporcionarem aos alunos, na semana da Feira de Ciência, o conhecimento da pirâmide alimentar, como recurso para se ter uma alimentação saudável e equilibrada.
De forma dinâmica, o serviço de nutrição junto com os educadores desenvolveram um circuito com as turmas do infantil 1 ao infantil 5, mostrando a importância de cada parte da pirâmide. Cada turma trabalhou um tema. Os pais puderam ver nas várias oficinas, receitas saborosas, nutritivas, além de trabalhos pedagógicos elaborados pelas crianças.
A junção de alguns dos grupos alimentares culminou em uma lancheira saudável e nutritiva. Além disso, os pais puderam degustar no circuito de sucos coloridos, pão de batata com cenoura, arte com diversas frutas da nossa região, panqueca de farinha de grão de bico e frango desfiado, panqueca de farinha de amêndoas, cuscuz temperado, biscoito de polvilho com raspas de limão, brigadeiro de biomassa com coco, guacamole, chips de banana verde com ervas, chips de batata, abobrinha etc., feitos no micro-ondas, brincadeiras e água saborizada com frutas.
Gonzalez Pecotche diz em um dos seus livros sobre a importância da alimentação saudável, dizendo: “Alimente-se. Nutra seu corpo; que ele seja vigoroso e flexível. Todo o seu organismo deve vitalizar-se dia após dia.”
Todas as receitas realizadas na oficina você pode encontrar neste link: https://brasilia.colegiologosofico.com.br/nutricao
Referências:
BRASIL.. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para população brasileira. 2. ed. Brasília, 2014. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.> Acesso em 19 de setembro de 2018.
PHILIPPI, S. T. Redesenho da Pirâmide Alimentar Brasileira para uma alimentação saudável, 2013. Disponível em Acesso em 19 de setembro de 2018.
GOMES. H. M. S.; TEIXEIRA. E. M. B. Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável. Instituto federal de educação, ciência e tecnologia, 2016. Disponível em: < file:///C:/Users/Sarah/Downloads/193-1748-3-PB.pdf> Acesso em 29 de setembro de 2018.