Equipe de Nutrição e Professora de Ciências se reúnem para a Aula da Família
Nas aulas de Ciências, os alunos do 7º Ano estão estudando os diversos reinos: o reino monera, protista, fungi. No que diz respeito ao Monera, os alunos aprenderam que é um reino composto pelas bactérias e cianobactérias; seres procariontes e unicelulares. Concomitantemente, os alunos do 8º Ano vêm estudando sobre os Sistemas do Corpo Humano: respiratório, digestório, circulatório, nervoso, excretor.
E sabendo que as bactérias têm importante papel no sistema digestório, na saúde do intestino, a Equipe de Nutrição e a professora de Ciências Keila Cruvinel se reuniram e elaboraram um projeto especial para trabalhar com essas duas turmas ao unirem o conhecimento sobre Reino Morena e sobre o Sistema Digestório.
A primeira atividade realizada com os alunos teve também a presença da família. Em uma aula especial, a Aula da Família, a Equipe de Nutrição realizou uma palestra com o tema: Saúde Intestinal.
Durante a palestra, abordou-se a importância do grupo de bactérias que vivem no intestino humano: a microbiota intestinal, auxiliando em vários processos, como na digestão e absorção de alimentos, na síntese e excreção de vitaminas, na produção de anticorpos naturais e ajudando o sistema imune na apresentação de antígenos. Diversos fatores podem afetar a microbiota: o estilo de vida, atividades físicas, alimentação, antibióticos, higiene e idade.
Quando há um desequilíbrio da flora intestinal bacteriana, há má absorção de nutrientes, constipação, há um declínio na imunidade, inclusive com repercussão no sistema nervoso: no comportamento das pessoas, em suas funções cognitivas e em distúrbios psicóticos. Pais e alunos ficaram maravilhados ao aprender sobre a relação e a semelhança existente entre o cérebro e o intestino. No intestino há cerca de 500 milhões de neurônios e é ele que produz 90% da serotonina do corpo.
A equipe de nutrição alertou que, além do cultivo de bons hábitos alimentares, da realização de atividades físicas e outras rotinas que possam favorecer a microbiota; há como modulá-la por meio de prebióticos, probióticos e simbióticos. Os adolescentes, durante o mês de junho, aprofundarão o estudo sobre esses três aspectos e, no laboratório de Ciências produzirão o kefir, que é um probiótico poderoso para a saúde e cheio de benefícios para quem pratica esportes.
Pais e alunos aproveitaram para tirar muitas dúvidas sobre o assunto e saíram da palestra enriquecidos de conhecimentos e felizes pelo momento cheio de afeto que compartilharam em família. Apesar da manhã fria, o ambiente que se formou foi caloroso para o coração e a mente.