Infantil 2 realiza Projeto “Carinho Sim, Mordida Não”
“A mente da criança é terra virgem e fértil. Constitui, pois, não só uma necessidade, como também uma obrigação moral e racional iniludível, contribuir para que germinem, nos pequenos, porém, fecundos campos mentais da criança, sementes ótimas” [...]
Tendo esse ensinamento como uma das bases da Pedagogia Logosófica, o Colégio Logosófico tem como maior preocupação a formação integral da criança. Por isso seus profissionais procuram conduzir todas as vivências com afeto, propiciando que os discentes aprendam e desenvolvam habilidades em um ambiente sereno e acolhedor. Com isso estão sempre atentos às características de cada uma das faixas etárias para sua maior compreensão e preparação de atividades lúdicas, concretas e de acordo com as diversas formas de assimilação por parte dos pequenos.
O Colégio sabe que a infância é uma fase que não só encanta como também é a de se iniciar as primeiras experiências e os primeiros aprendizados frente ao contato com o mundo a sua volta, pois é nela que as crianças estão com as mentes sãs e propícias para que educadores, pais e adultos semeem “ótimas sementes”.
Frente a este olhar, foi observado, na turma do Infantil 2, as “mordidas”. Estudos mostram que nessa faixa etária isso é “natural”, pois é a fase das descobertas do próprio corpo e muitas delas usam os “dentes” para se comunicar e para descobrir o mundo à sua volta. Além disso, a experiência de vir para a escola pela primeira vez, ou simplesmente a mudança de professor ou de turma, faz com que as crianças vivam um processo de adaptação, e cada uma o vive de maneira diferente.
Com o objetivo de ajudar as crianças na transição desses momentos, foi realizado o Projeto “Carinho Sim, Mordida Não” para que fosse possível ensinar, de forma lúdica e acolhedora, as diversas formas de expressar seus desejos, suas vontades e até mesmo o fazer carinho que, muitas vezes, é intenso.
Durante o projeto, as crianças levarão para casa o cachorrinho “Napoleão”, personagem da história “Mordida não” que fundamentou este trabalho docente. A história retrata o convívio de uma criança com o seu cãozinho e a importância do “cuidar” e do “carinho” para com os animais, com a natureza e com os colegas.
Ao chegar em casa com o cachorrinho ‘Napoleão”, as famílias irão contar a história e reforçar sobre a importância do carinho, da amizade e das atitudes de bem para com todos e tudo à sua volta. Além disso, irão conversar sobre a importância dos dentes e das mãos e enfatizar que a mordida dói, enquanto o carinho aconchega.
Após isso, irão registrar em um caderno que acompanha o projeto, como foi a atividade e o que os pequenos aprenderam. Este registro poderá ser por meio de desenhos, fotos, vídeos contendo a fala da criança ou outros.
Ao retornar ao colégio, a criança relatará para a turma como foram os momentos vividos com o Napoleão e o que aprenderam. O projeto está em andamento, mas frente às atividades que foram realizadas até o momento foi possível observar entre os discentes uma melhora significativa.