6º Ano estuda na prática os principais sistemas da Terra
As turmas do 6º Ano criaram maquetes para representar os quatro principais sistemas da Terra: litosfera, atmosfera, biosfera e hidrosfera. Em grupos, cada um foi responsável por um desses sistemas. Eles pesquisaram, planejaram e construíram juntos, usando materiais simples como isopor, papelão e massinha de modelar.
O objetivo foi entender como esses sistemas se conectam e dependem uns dos outros. No final, todos juntaram as maquetes em uma apresentação coletiva, mostrando como cada sistema se relaciona com os demais.
Durante o processo, também puderam refletir sobre a importância do conhecimento e da responsabilidade ambiental. A atividade ajudou a desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e o cuidado com o meio ambiente, além de aprofundar nossa compreensão sobre o papel de cada um na preservação do planeta.
Ao construir as maquetes, as crianças refletiram sobre seu papel no cuidado com o meio ambiente, reconhecendo a importância de cada ação que tomam no dia a dia. Essa atividade não é apenas sobre criar modelos físicos, mas também sobre ampliar o conhecimento, despertar a consciência ecológica e reforçar valores que contribuirão para o crescimento pessoal e coletivo.
Realizar essa atividade foi importante para que a turma entendesse de forma prática e visual como os sistemas da Terra – litosfera, atmosfera, biosfera e hidrosfera – estão interconectados e dependem uns dos outros para manter o equilíbrio do planeta. Além disso, eles foram capazes de aprender conceitos geográficos essenciais e habilidades como criatividade, trabalho em equipe e responsabilidade ambiental.