Infantil 5 estuda a Natureza
O tema anual escolhido para o desenvolvimento dos diversos projetos escolares, pelo Sistema Logosófico de Educação, é: “Natureza, a primeira mestra do ser humano”. Para a Pedagogia Logosófica, a natureza contém uma infinidade de ensinamentos, indispensáveis para o aprendizado de todos. Em um dos trechos, afirma o autor da logosofia e idealizador desta pedagogia: “Duas coisas são necessárias para reconstruir imediatamente todos os livros que existem e se tivesse destruído: a Natureza, que é o livro maior que há no Universo, e uma mente que perceba e possa transmitir aos demais as imagens que dele capte...”. Frente a esta proposta, foram exploradas as diversas temáticas e conceitos desta pedagogia, de forma prática e estimulante, propiciando às crianças o contato com diferentes formas de vida e de processos presentes em toda a criação.
São focados, também, o conceito de ser humano como pertencente à natureza, mas fazendo notar que todos são dotados de faculdades mentais e sensíveis especiais, além de grandes prerrogativas como a de evoluir por vontade própria e de contribuir com tudo o que está ao redor.
Para dar início às atividades em torno do tema, o Infantil 4 teve uma agradável, sendo instigados a pensarem sobre a importância da natureza em suas vidas. No dia seguinte, as crianças começaram a trazer para o colégio diversos elementos da natureza, tais como: pedras, galhos, além dos relatos sobre o tema.
Então, observando o interesse deles, a professora perguntou: o que acham de desenvolvermos um projeto e pesquisarmos um pouco mais sobre o tema?
Os discentes gostaram bastante da proposta, então intitularam o projeto de: Projeto Protetores da Natureza. Durante a atividade, pesquisaram sobre o reino animal, mineral, vegetal e humano.
Para o lançamento do projeto, foi feita uma linda exposição, com materiais e objetos que as crianças trouxeram de casa, tais como: plantas, sementes, folhas, bichos de pelúcia, raízes, etc. Neste dia, tiveram a oportunidade de receber a visitação de outras turmas da Educação Infantil e Fundamental Séries Iniciais, e explicaram para eles o que vêm aprendendo sobre o tema.
Após o conhecimento prévio dos três reinos, a professora Luciene Arantes, juntamente com a professora Nathana Marques, realizou uma atividade para explorar o conceito do 4º reino, o reino hominal. Para a Pedagogia Logosófica, os seres humanos possuem uma constituição biopsicoespiritual e uma mente equipada com diversas faculdades, dentre elas a faculdade de pensar, observar, imaginar, etc, distinguindo-os, portanto, dos demais reinos, que apesar de possuírem uma inteligência universal, não possuem o dom de realizar um processo de evolução consciente e se superarem.