Peça de encerramento do 9º Ano – O Acampamento
A peça de culminação do 9º Ano já é uma atividade tradicional do Colégio. Com intuito de demonstrar o que foi aprendido nas aulas de artes cênicas e arrecadar verba para a formatura, as turmas do 9º Ano escrevem, produzem e apresentam uma peça teatral com aspectos escolhidos por eles.
O enredo é feito por eles, e a história é construída pela turma com o enfoque da pedagogia Logosófica. Tudo é construído pelos alunos, o roteiro, o cenário, iluminação, sonoplastia, figurino, etc. É um momento de muita vinculação, trabalho árduo, compromissos e dedicação.
As peças sempre tem o intuito de expor um problema, numa trama fictícia, mas que pode facilmente ser vivida no cotidiano de um adolescente. Então os estudantes apresentam uma solução que eles dariam para o problema, com o que puderam aprender na escola.
Neste ano, a professora Isadora Stepanski trabalhou com os alunos a história de vários adolescentes, cada um com uma característica diferente, que estão no mesmo acampamento de férias. Um é mandão, enquanto o outro é brigão, outro dorminhoco, tem aquele que é good vibes, tem o tímido, as irmãs que vivem brigando e não concordam com nada, o super ligado em tecnologias, o muito estudioso, etc.
Na trama, duas amigas, nada satisfeitas com as brigas e desavenças nas atividades do acampamento, procuram os mediadores da atividade e propõem uma dinâmica que favoreça a união entre todos. Então o desafio é lançado, em uma caça ao tesouro épica, com muitas aventuras, os adolescentes vão decifrando as pistas e recolhendo partes de um tesouro.
Ao longo da jornada, os pensamentos vão mudando e suas observações sobre os demais e sobre si mesmos se transformam, tornando-se mais justas e generosas. Ao final, os adolescentes descobrem que o verdadeiro tesouro era a união construída entre eles e a alegria conquistada naquele momento de vinculação.
A culminação do estudo feito durante o ano foi muito especial e importante para trabalhar de forma ativa os conceitos aprendidos em artes cênicas. Além disso, a turma pôde estreitar vínculos e superar dificuldades, e difundir o que aprendeu com a pedagogia Logosófica.
O seguinte ensinamento de González Pecotche foi utilizado como guia do projeto:
“Efetivamente, à culminação de um esforço segue-se uma satisfação; à conclusão de um trabalho, a sensação imediata de um dever cumprido, que é sempre um fragmento de felicidade.”
“A vivência com o 9° Ano é sempre repleta de muita superação e aprendizado. Em 2022 não foi diferente. Partimos de um sonho: fazer uma peça de teatro com o tema UNIÃO. Sim, abraçamos uns aos outros e nossa imaginação para criarmos uma história cheia de Valores fundamentais para uma boa convivência. Passamos por desafios? Sim! Afinal qual convivência não nos oferece grandes oportunidades para superarmos desafios e cultivarmos valores?
E então, concluímos essa jornada com chave de ouro, unindo as partes dentro de nós e do todo, compreendendo a importância da unidade no coletivo - nossa singela criação para uma nova Humanidade.” - Professora Isadora Stepanski