Alunos do 6º e 7º Ano comemoram o Dia Internacional da Logosofia
As professoras Raquel Araújo, Ariela Carin e Juliana Póvoa reuniram os alunos do 6º e 7º Ano na biblioteca do Colégio. Juntos, os alunos tomaram contato com uma fábula do livro "Intermédio Logosófico" intitulada “O mistério das botas”.
Após a leitura, algumas perguntas foram levantadas para que os alunos pudessem refletir e identificar os preciosos elementos que a fábula aborda.
O intercâmbio sobre os pontos extraídos da leitura foi conduzido pelas docentes de forma muito estimulante. Todos tiveram a oportunidade de expor seus entendimentos e de realizar seus esforços para conectar tais entendimentos à própria vida.
A partir das inquietudes e respostas dos alunos, as docentes puderam conduzir a conversa, favorecendo a manifestação de todos. Após esse primeiro movimento, durantes as aulas de Artes, os alunos realizaram uma avaliação interna de suas experiências dentro e fora do Colégio. Elencaram, ainda, o que observam, nesta escola que é diferente de outras experiências que já tiveram. Manifestaram o quanto são respeitados e valorizados dentro do Colégio Logosófico.
Ao pensar no Colégio e na Pedagogia Logosófica, ao se reportarem à infância no ambiente logosófico, as primeiras coisas que relataram foram: a imagem analógica da mente como uma casa mental, a existência dos pensamentos bons e maus, o pensamento soldado, o pensamento abelhinha e o luzeirinho. Recordaram, também, dos conselhos proferidos pelos docentes: “a importância de cuidar da própria vidinha”, “colocar os problemas dentro da vida, e não a vida dentro dos problemas”, “quem se adapta é mais feliz” e “sermos melhores que nós mesmos e não melhores que os outros”.
Foi um momento muito rico e muito sensível!
Em seguida, os discentes criaram obras artísticas: poema, carta aberta, desenho, pintura. Em todas elas, manifestaram o carinho pelo Colégio Logosófico. As obras foram expostas em tributo ao Colégio e à Pedagogia do Afeto.
Foi uma atividade muito interessante e sensível, em que os alunos apresentaram o que já aplicam ou tentam aplicar, em suas vidas, do que aprendem com a Pedagogia Logosófica e com o exemplo que recebem da Escola.