Os alunos do 9º Ano deram início, nas aulas de História, ao projeto Presidente da Semana! Ao longo do ano serão apresentados pelos estudantes todos os presidentes do Brasil, a partir do conteúdo produzido pelo podcast de mesmo nome. Esse podcast, uma iniciativa da Folha de São Paulo, tem a direção do jornalista Rodrigo Vizeu, e conta, em cada episódio, com historiadores e jornalistas renomados para falar de cada um dos presidentes do Brasil, até o último eleito, Jair Bolsonaro.
Nosso foco deve abranger os presidentes da Primeira República, passando pela Era Vargas e pelo período “entre duas ditaduras” (1946-1964), encerrando-se com os presidentes da Ditadura Militar.
Nesse primeiro bimestre, a aluna Isabela Borges deu início às apresentações, trazendo a vida e a presidência de Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil que, porém, morreu sem deixar de ser monarquista. A aluna Luana Rosa, por sua vez, apresentou Floriano Peixoto, o “marechal de ferro”, responsável por reprimir duramente revoltas em todo o país. Já o aluno Fabrício trouxe a vida e o governo de Prudente de Morais, nosso primeiro presidente civil e que fazia jus ao seu nome, já que governou com prudência e moderação. Por fim, encerrando os presidentes do 1º bimestre, a aluna Fernanda Bernardes apresentou o também civil Campos Salles, responsável por criar toda a engrenagem política da Primeira República, consolidando a política dos governadores e abrindo caminho à famosa “República do Café com Leite”.
O projeto continuará ao longo do ano, até que todos os alunos apresentem os presidentes do Brasil. A iniciativa existe porque muitas pessoas não sabem quem foram os presidentes do Brasil, nunca ouviram falar de Rodrigues Alves ou Venceslau Brás, por exemplo. Conhecendo os dilemas e contradições de cada um dos governos que o Brasil já teve, é possível compreender um pouco mais de sua história, permitindo com que os alunos sejam mais conscientes e que possam ampliar seu conhecimento de mundo.
O projeto Presidente da Semana abrirá portas para os adolescentes trabalharem um tema muito importante para a formação do caráter: o governo da própria vida.
Aguarde, em breve, por mais notícias.