No dia 25 de setembro, os alunos do 4º ano A e B, orientados pelas professoras Carine e Letícia, viveram uma experiência especial para compreender o conceito de fração como parte de um todo. A atividade, realizada em sala de aula, uniu aprendizado prático, reflexão logosófica e valores humanos.
O ponto de partida foi uma analogia inspiradora: assim como é possível dividir um bolo em partes iguais, também podemos fracionar o espaço da mente, preenchendo cada parte com pensamentos de bem. Essa reflexão mostrou como a matemática pode dialogar com a vida interior de cada um.
Em seguida, os alunos observaram um bolo de cacau inteiro, que representava o todo e o dividiram em pedaços iguais. Cada fatia simbolizava uma fração, permitindo compreender com clareza o numerador, o denominador e a leitura correta da fração.
Além do conteúdo matemático, a vivência promoveu valores como paciência, respeito e alegria, ao esperar a vez, compartilhar com os colegas e celebrar o aprendizado conjunto. O bolo, mais do que um recurso didático, tornou-se símbolo de união, amizade e conhecimento compartilhado.