Alunos do 7° Ano ficam entusiasmados com o estudo sobre a Seleção Natural

O mecanismo de Seleção Natural, explicação proposta por Charles Darwin, tem como princípio a adequação de uma característica sugestiva ao meio ambiente. A prevalência da característica torna-se favorável, à medida que, hereditariamente, são transmitidas para as gerações seguintes.

Após compreender bem o tema, os adolescentes do 7º Ano realizaram uma atividade para comparar a seleção natural e a seleção dos pensamentos. A atividade envolveu dois desenhos de árvores; o primeiro deles apresentava a seleção natural dos insetos, mostrava que os insetos da mesma cor da árvore adaptam-se com maior facilidade e, dessa maneira, conseguem sobreviver. Já os insetos que apresentam outras cores, por exemplo, tem menos chance de se adaptarem e, por isso, não sobrevivem.

A segunda árvore representava a “árvore dos pensamentos”. Nela, os alunos registraram os pensamentos que eles identificaram como necessários para uma convivência melhor, ou seja, os pensamentos que auxiliam o ser humano a adaptar-se para viver harmonicamente em sociedade.

Os pensamentos mais destacados pelos discentes foram: disciplina, humildade, colaboração, lealdade e amizade.

Todos fizeram o trabalho com muito gosto e capricho, sentindo a importância de pensar sobre o tema seleção dos pensamentos.